cantor e ator Tony Tornado
Santos

Tony Tornado celebra seus 80 anos de carreira com show ao lado do filho

Em plena atividade aos 93 anos, o cantor e ator Tony Tornado se apresenta em Santos, no Teatro do Sesc, no dia 20 de novembro, às 19h. O artista, que tem 80 anos de carreira, estará acompanhado pela banda Funk Essência e de seu filho, o cantor e também ator Lincoln Tornado.

Quem é Tony Tornado

Tony Tornado é uma verdadeira lenda da cultura brasileira, um artista que deixou sua marca na música, no cinema e na televisão. O artista já gravou quatro discos (dois solo) e participou de mais de 30 filmes e 40 projetos de TV.

Nascido em 26 de maio de 1931, no Rio de Janeiro, com o nome de Antônio Viana Gomes, Tony Tornado começou sua carreira artística como ator, mas rapidamente se destacou no cenário musical. Sua voz potente e carisma cativante o levaram a conquistar o público brasileiro.

Seu primeiro álbum, “Tony Tornado,” lançado em 1970, foi um marco em sua carreira musical. O disco incluiu sucessos como “BR-3” e “Podes Crer, Amizade,” músicas que se tornaram clássicos da música brasileira. “BR-3” em particular é uma canção que, até hoje, é amplamente reconhecida e tocada em todo o Brasil.

Tony Tornado também teve a oportunidade de trabalhar com alguns dos músicos mais talentosos de sua geração. Ele colaborou com nomes como Jorge Ben Jor, Tim Maia e Gilberto Gil, contribuindo para a riqueza da música popular brasileira.

Em 1976, lançou o álbum “B.R. 3,” que trouxe sucessos como “Adeus, Guiné” e “O Jornaleiro.” A música “Adeus, Guiné” retrata a despedida de um soldado brasileiro que serviu na Guerra Colonial Portuguesa e demonstra a habilidade de Tony Tornado em abordar temas sociais e políticos em suas canções.

Em sua discografia, destacam-se também álbuns como “Tony Tornado” (1971), “Dance” (1972), “T.R.P.” (1974), e “Moleque de Rua” (1982). Cada um desses trabalhos contribuiu para consolidar a reputação de Tony Tornado como um dos mais respeitados artistas da música brasileira.

Tony Tornado no Cinema e na TV

Além de sua carreira musical, Tony Tornado também fez um nome para si mesmo no mundo do cinema e da televisão. Sua estreia no cinema ocorreu em 1965, no filme “Aventura ao Sul,” de Watson Macedo. A partir daí, ele participou de várias produções cinematográficas, incluindo “Terra em Transe” (1967) de Glauber Rocha e “Vai Trabalhar, Vagabundo” (1973) de Hugo Carvana.

No entanto, foi seu papel na novela “Selva de Pedra” (1972) que o catapultou para o estrelato na televisão. Sua interpretação como o personagem Lucas deu a Tony Tornado grande reconhecimento no meio artístico e entre o público. Ele também atuou em outras novelas populares, como “O Salvador da Pátria” (1989) e “O Clone” (2001), solidificando sua posição como um ator talentoso e versátil.

Além de sua atuação na televisão, Tony Tornado também participou de programas de humor, incluindo “Os Trapalhões” e “Cassino do Chacrinha,” onde demonstrou seu carisma e habilidades cômicas.

Legado e Reconhecimento

Em 2012, Tony Tornado recebeu o Troféu Raça Negra, uma honra que reconhece sua contribuição para a promoção da cultura afro-brasileira. Seu compromisso com questões sociais e seu papel na promoção da diversidade também são aspectos essenciais de seu legado.

Sempre que concede entrevistas, termina com uma frase que resume sua simplicidade e sabedoria: “Quando duas mãos se encontram, refletem no chão a sombra da mesma cor”.

O legado de Tony Tornado é inegável. Sua música é atemporal, e suas atuações tanto no cinema quanto na televisão são lembradas com carinho pelo público brasileiro. Ele é uma figura que transcende gerações, inspirando músicos e atores até os dias de hoje.

Sua carreira é um testemunho do talento e da versatilidade que fazem parte do panorama artístico brasileiro, e seu impacto perdurará por muitas gerações futuras.

LEIA TAMBÉM:

Buchecha, Christian Malheiros e Paula Lima estão em festival que destaca a Arte Preta

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *