Santos

Livro relata episódios inacreditáveis do mundo político, todos reais

 

Jornalista Marco Santana revela histórias como a do político que queria ensinar futebol para Pelé

Episódios inusitados, mas todos reais, ocorridos no mundo político estão nas páginas de “Só sei que foi assim…”, livro que será lançado no dia 31 de janeiro (sábado), às 15h30, no Café Carioca, no Centro de Santos.

Escrita pela jornalista Marco Santana, a obra reúne histórias inacreditáveis, como a do político que queria ensinar futebol para o Rei Pelé, o prefeito que ouvia vozes do além e o secretário de Turismo que queria colocar uma baleia no Aquário Municipal. “São todos reais, capazes de dar inveja ao mais criativo dos ficcionistas”, explica o autor.

Neste livro, o jornalista Marco Santana conta pequenas histórias, reais, que retratam com perfeição o comportamento de uma classe política que se preocupa mais com o próprio umbigo, com sua vaidade e vantagens pessoais, e pouco, muito pouco, com seus eleitores e, menos ainda, com o futuro do país”, pontua o jornalista Edison Carpentieri, que assina o prefácio.

A jornalista Arminda Augusto, que faz a apresentação da obra, destaca o caráter humano do livro. “Mergulhar nesse mundo é aceitar o desafio de traduzir a complexidade do poder em narrativa humana, transformando o árido em algo pulsante e indispensável. Conhecendo o Marco Santana há tantos e tantos anos, tenho certeza que as páginas estão repletas desse bom conteúdo”.

A obra é uma coletânea dos textos publicados no Jornal da Orla em 2025, na coluna política “Barômetro”, assinada pelo autor.

 

 

 

 

 

A capa do livro é de autoria do ilustrador Sérgio Lemos, o Seri. A obra inclui também uma história em quadrinhos desenhada pelo artista gráfico André Albino, o Babu. Ela retrata o episódio do prefeito que ouvia vozes do além.

Sobre o autor

Marco Santana é jornalista desde 1991. Formado pela Faculdade de Comunicação (Facos) da UniSantos em 1994, cursou Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou em jornais como Folha de S. Paulo, Folha da Tarde, Notícias Populares, Diário Popular e Jornal da Orla (onde atuou como editor durante 20 anos). Foi professor dos cursos de Jornalismo da Unimonte e Unaerp/Guarujá. Atualmente, assina a coluna “Barômetro”, no Jornal da Orla, é editor do portal Marco Zero (marcozero. blog.br) e do canal de mesmo nome no Youtube (youtube.com/@MarcoZero-Jornalismo), comentarista dos programas Ponto de Vista (San ta Cecília TV (TV Educativa de Santos), Jornal da Manhã (Jovem Pan Santos), Jornal da CBN (CBN Santos) e Opinião (TV Cultura Litoral). É autor do livro “Cidade de Santos – um jornal santista até no nome” (2024) e está preparando o livro “Blow-Up – A explosão do rock”, a ser lançado este ano.

SERVIÇO
Só sei que foi assim”
Quando: Dia 31 de janeiro (sábado), das 15h30 às 18h
Onde: Café Carioca. Praça Mauá, 1, no Centro de Santos

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *