símbolos nas etiquetas das roupas
símbolos nas etiquetas das roupas
Comportamento

Símbolos nas etiquetas das roupas: o que significam

Existem símbolos nas etiquetas das roupas que indicam a maneira adequada de lavar, alvejar, secar, lavar a seco e passar o ferro.

O que significam os símbolos na etiqueta de roupa?

símbolos nas etiquetas das roupas

Os símbolos nas etiquetas das roupas indicam a maneira adequada de lavar, alvejar, secar, lavar a seco e passar o ferro. O “baldinho” mostra como lavar adequadamente: a temperatura, se pode usar alvejante, se pode lavar na máquina etc; o triângulo se refere ao processo de alvejar: se é permitido o uso de produtos como tira-manchas; o quadrado, se quadrado, se estiver com um círculo no centro, significa que a peça pode ir à secadora; o desenho do ferro indica se o aparelho pode ser usado na peça, e em qual temperatura.

Os símbolos nas etiquetas das roupas são padrões internacionais, para que todos as pessoas consigam entender independentemente do país onde morem ou o idioma que falem.

Os fabricantes são obrigados a inserir os símbolos nas etiquetas das roupas, para evitar que o consumidor manuseie a roupa inadequadamente, seja na hora de lavar, alvejar, secar, lavar a seco ou passar o ferro.

Existem cinco símbolos de sinais convencionais que são usados para legenda: “baldinho”, triângulo, círculo, quadrado e ferro de passar. Cada um deles possui um significado específico e representa uma etapa da conservação.

Lavar

A função é representada pelo “baldinho”. Quando dentro do desenho tiver um número significa que aquela é a temperatura máxima permitida para a água na lavagem. Se em vez de números tiver pontinhos dentro do desenho, é o indicativo da intensidade da temperatura da água: um para baixa, dois para média e três para alta.

Um risco abaixo do baldinho significa que a lavagem à máquina é permitida, mas é necessário evitar a centrifugação. Se no desenho do baldinho houver uma mão tocando a água significa que a peça deve ser lavada manualmente.

Símbolos nas etiquetas das roupas: Alvejar

O símbolo nas etiquetas das roupas referente ao processo de alvejar é o triângulo. Quando estiver só o desenho na etiqueta, significa que é permitido o uso de produtos como tira-manchas.

Se o triângulo nas etiquetas das roupas estiver com dois riscos na diagonal no interior, a peça deve ser lavada apenas com cloro. Já se tiver com “CL” dentro, o ideal é usar produtos à base de cloro. Alvejantes não devem ser usados se o triângulo estiver riscado com um “X”.

Símbolos nas etiquetas das roupas: Lavar a seco

Quando o símbolo nas etiquetas das roupas for o desenho de círculo significa que a peça deve ser lavada a seco. Para isso, é necessário procurar uma lavanderia. Quando sobre o círculo estiver um “X” significa que esse modo de higienização não é recomendado.

Alguns símbolos de lavagem a seco vêm acompanhados de uma letra no interior da figura (A, F ou P).

“A” significa que a lavagem a seco é permitida com todos os tipos de solventes.

Já “F” ou “P” informam que devem ser usados apenas solventes específicos: hidrocarboneto e percloroetileno, respectivamente.

Secar

O símbolo nas etiquetas das roupas que indica a maneira correta de secar é o quadrado. Quando ele estiver com um círculo no centro significa que a peça pode ir à secadora. Quando uma bolinha aparecer no centro da figura, é porque a máquina deve estar em temperatura mínima, e duas bolinhas em temperatura máxima.

A imagem com um “X” significa que a peça não pode ir à secadora. Um quadrado com um meio círculo significa que a roupa deve secar no varal. A figura com um risco na vertical ao centro informa que a roupa deve ser seca no varal, porém sem torcer.

símbolos nas etiquetas das roupas
símbolos nas etiquetas das roupas

Três riscos na vertical no interior do quadrado significam que a roupa deve ser seca em cabide, e um risco na horizontal mostra que a peça deve secar sobre uma superfície plana.

Símbolos nas etiquetas das roupas: Passar

O ferro de passar roupa é o símbolo nas etiquetas das roupas mais fácil de ser identificado. A quantidade de bolinhas no interior do desenho significa a intensidade da temperatura: uma para baixa, duas para média e três para alta. Um “X” sobre o desenho significa que o uso do ferro de passar não é permitido.

símbolos nas etiquetas das roupas
símbolos nas etiquetas das roupas

LEIA TAMBÉM:

Revender roupas online é lucrativo?

Sutiã para usar com blusa de alcinha: qual escolher?

O que significa o triângulo na etiqueta da roupa?

símbolos nas etiquetas das roupas: alvejar

O o triângulo é o símbolo nas etiquetas das roupas referente ao processo de alvejar. Quando estiver só o desenho na etiqueta, significa que é permitido o uso de produtos como tira-manchas. Se o triângulo nas etiquetas das roupas estiver com dois riscos na diagonal no interior, a peça deve ser lavada apenas com cloro.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *