Sialoendoscopia, exame para diagnosticar doenças nas glândulas salivares
Saúde

Sialoendoscopia, exame para diagnosticar doenças nas glândulas salivares

Sialoendoscopia é a endoscopia dos dutos e glândulas salivares, com o objetivo de diagnosticar doenças como a sialoadenite (inflamação causada por infecção de vírus ou bactéria, que obstrui o duto salivar e causa dor constante na boca, vermelhidão nas mucosas, inchaço da região debaixo da língua e ressecamento da cavidade bucal.

“Trata-se de um processo inflamatório que pode ser ocasionado por formação de pedras (cálculos) ou por estreitamento (estenose) dos ductos, muitas vezes associado a doenças autoimunes, mas que também podem se manifestar em pessoas saudáveis, em decorrência de qualquer outra razão a ser investigada”, explica Lincoln Miyahira, médico especialista em cabeça e pescoço.

A sialoendoscopia consiste na introdução de um endoscópio fino, com elementos óticos e canal de introdução de mini instrumentos, que permitem uma avaliação da árvore canalicular das glândulas salivares e também procedimentos para a resolução de anormalidades.

“Essa técnica foi desenvolvida para auxiliar no tratamento das glândulas salivares, evitando ou adiando o tratamento cirúrgico – ou, ainda, reduzindo sequelas cirúrgicas. Ela representa um avanço, pois permite a preservação das glândulas salivares que, anteriormente, eram retiradas pela maior parte dos especialistas quando diagnosticadas alterações nestas estruturas”, explica o Dr. Miyahira, acrescentando que, por se tratar de um método pouco invasivo, pode ser realizado com segurança em adultos e crianças.

Função das glândulas salivares

As glândulas salivares têm a função de produzir e secretar a saliva, que é responsável pela lubrificação da nossa garganta e boca e possui enzimas que dão início ao processo digestivo de tudo que ingerimos e são capazes até de eliminar bactérias presentes nos alimentos.

A ausência deste líquido em nosso corpo, além de grande desconforto, pode comprometer bastante a qualidade de vida e, sobretudo, a saúde de quem sofre de disfunções relacionadas à falta de produção ou mesmo bloqueio destas secreções.

O que é Sialoadenite

A mais comum das doenças nas glândulas salivares, a sialoadenite é uma inflamação causada por infecção de vírus ou bactéria, que obstrui o ducto salivar e causa dor constante na boca, vermelhidão nas mucosas, inchaço da região debaixo da língua e ressecamento da cavidade bucal. Também há relatos de perda de paladar (hipogeusia), sensação de gosto metálico, salgado ou até mesmo podre (parageusia), além de mau hálito (halitose) e ardência na língua.

A sialoadenite pode ser aguda, durando apenas alguns dias, ou crônica, persistindo por um longo período. Essa condição pode afetar pessoas de todas as idades e é mais comumente observada nas glândulas parótidas e submandibulares.

Sintomas da sialoadenite

Dor nas glândulas salivares: A dor é um dos sintomas mais pronunciados da sialoadenite. Pode variar de leve a intensa e piorar durante as refeições ou estimulação da produção de saliva.

Inchaço das glândulas: As glândulas salivares afetadas podem apresentar inchaço visível ou sensação de aumento de volume.

Vermelhidão e calor local: A área afetada pode ficar vermelha e quente ao toque.

Dificuldade em abrir a boca: Em casos mais graves, a sialoadenite pode levar à dificuldade em abrir completamente a boca.

Secura da boca: Embora possa parecer contraditório, algumas pessoas com sialoadenite podem sentir boca seca devido à diminuição do fluxo salivar.

Causas da sialoadenite

Infecção bacteriana: A infecção bacteriana, muitas vezes causada por bactérias como Staphylococcus aureus ou Streptococcus, é uma das principais causas da sialoadenite.

Infecção viral: Alguns vírus, como o vírus da caxumba, podem causar inflamação das glândulas salivares.

Obstrução do ducto salivar: A obstrução do ducto salivar é outra causa comum da sialoadenite. Isso ocorre quando há um bloqueio no caminho que a saliva percorre para chegar à boca, impedindo o fluxo adequado e levando à inflamação das glândulas salivares.

Pedra salivar: A formação de uma pedra salivar, também conhecida como cálculo salivar, pode bloquear o ducto salivar e causar sialoadenite. Essas pedras são compostas principalmente de cálcio e podem se formar devido à acumulação de minerais na saliva.

Lesão ou trauma: Lesões ou traumas nas glândulas salivares podem levar à sialoadenite. Isso pode ocorrer devido a acidentes, procedimentos médicos ou até mesmo mordidas acidentais.

Outras causas: Além das causas mencionadas acima, existem outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da sialoadenite, como doenças autoimunes, uso de certos medicamentos e radiação na região da cabeça e pescoço.

Tratamento da sialoadenite

O tratamento da sialoadenite depende da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. Aqui estão algumas opções comuns de tratamento:

Medicação: Se a sialoadenite for causada por uma infecção bacteriana, o médico pode prescrever antibióticos para combater a infecção. Em casos de inflamação causada por vírus, os medicamentos antivirais podem ser recomendados.

Analgésicos: Para aliviar a dor e o desconforto, analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno, podem ser utilizados. No entanto, é importante seguir as instruções do médico ou farmacêutico ao usar esses medicamentos.

Aplicação de calor: A aplicação de compressas quentes na área afetada pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação das glândulas salivares.

Hidratação adequada: Beber bastante água e manter-se hidratado é fundamental para evitar a boca seca e estimular a produção de saliva.

Massagem suave: Em alguns casos, a massagem suave nas glândulas salivares pode ajudar a aliviar a obstrução e melhorar o fluxo salivar.

Procedimentos médicos: Em situações mais graves em que a sialoadenite recorrente ou crônica persiste, pode ser necessário realizar procedimentos médicos, como a remoção de pedras salivares ou desobstrução dos ductos salivares.

Sialoendoscopia diagnóstico para 20 anomalias

A Sialoendoscopia também serve para o diagnóstico e tratamento de outras quase 20 anomalias relacionadas às glândulas salivares, como Sialolitíase e Síndrome de Sjogren, assim como cálculos salivares (sialolitos), cistos de retenção salivar, biópsias de glândulas salivares e quadros clínicos com sintomas em região cervical inespecíficas que necessitam de investigação.

LEIA TAMBÉM:

Neofobia Alimentar: O que é e como lidar com ela

Você pode gostar também

Mais em:Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *