Sexo na gravidez
ComportamentoSaúde

Sexo na gravidez é seguro? Confira mitos e verdades

Sexo durante a gravidez é uma dúvida comum entre muitos casais, principalmente para aqueles que estão esperando o primeiro filho. Muitas vezes, essa preocupação pode ser desestimulante para a vida sexual do casal, afetando negativamente o relacionamento. No entanto, é possível ter uma vida sexual saudável e prazerosa durante a gravidez, desde que se tome alguns cuidados.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que fazer sexo na gravidez é seguro, desde que a gestação esteja transcorrendo normalmente e não haja nenhuma contraindicação médica. Na verdade, é bastante comum que os casais mantenham a atividade sexual durante a gestação, e muitas vezes isso pode até mesmo melhorar a relação entre eles.

Um dos principais benefícios do sexo na gravidez é a melhoria da comunicação e da intimidade entre o casal. Muitos homens e mulheres têm receio de fazer sexo durante a gestação, por medo de prejudicar o bebê ou a mãe. No entanto, essa é uma crença equivocada e que pode ser facilmente esclarecida pelo médico obstetra.

É importante lembrar, que durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças hormonais e físicas. Por isso, é comum que a libido varie ao longo dos meses. Algumas mulheres podem sentir mais desejo sexual no início da gestação, enquanto outras podem ter mais vontade no segundo trimestre. É importante que o casal converse sobre essas mudanças e se adapte às novas demandas e necessidades da gestação.

Posições sexuais na gravidez

Outra dúvida comum entre os casais é sobre as posições sexuais mais adequadas durante a gravidez. Em geral, as posições que mais incomodam a gestante são aquelas em que o peso do parceiro fica sobre sua barriga. Posições em que a mulher fica por cima, como a cavalgada (“cowgirl”) e suas variações, são mais confortáveis e permitem um melhor controle da profundidade e da intensidade da penetração.

No entanto, é importante ressaltar que cada gestação é única, e é possível que a mulher sinta mais conforto em outras posições. O importante é que o casal experimente e encontre a posição que mais se adapta à gestante.

Além disso, é recomendável o homem usar preservativos durante o sexo com uma mulher grávida, ainda que se trate de uma relação estável, para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e infecções que possam prejudicar a saúde da mãe e do bebê.

Avida sexual durante a gravidez deve ser prazerosa e não deve causar desconforto ou dor à gestante. Caso a mulher sinta dor ou incômodo durante o sexo, é necessário interromper a atividade e buscar orientação médica.

Fazer sexo durante a gravidez é seguro e pode ser uma forma saudável e prazerosa de manter a intimidade e a comunicação entre o casal. É importante conversar com o obstetra e adaptar a atividade às necessidades e demandas da gestação. Com os devidos cuidados, é possível ter uma vida sexual saudável e satisfatória durante toda a gravidez.

Benefícios para a mulher

As mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez podem afetar a libido de algumas mulheres, mas para outras, o desejo sexual pode aumentar. Além disso, o sexo pode trazer benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, como a melhora da circulação sanguínea, redução do estresse e até mesmo o fortalecimento do vínculo afetivo entre o casal.

No entanto, é importante lembrar que cada gravidez é única e que existem casos em que o sexo pode ser contraindicado. Por exemplo, se a mulher apresentar sangramento vaginal, contrações uterinas, placenta prévia ou se estiver em risco de parto prematuro, o sexo deve ser evitado ou restrito.

Além disso, é importante que o casal converse com o obstetra antes de retomar a atividade sexual durante a gravidez. O médico poderá avaliar as condições da gestação e orientar sobre as precauções que devem ser tomadas para garantir a segurança da mãe e do bebê.

Algumas posições sexuais podem ser desconfortáveis ou até mesmo dolorosas para a gestante, especialmente no final da gestação, quando a barriga estiver grande. Nesse caso, é importante buscar alternativas que sejam mais confortáveis e que não coloquem em risco a saúde da mãe e do bebê.

Mitos e verdades sobre sexo na gravidez

Sexo na Gravidez não provoca aborto

Na maioria dos casos, o sexo durante a gravidez é seguro e não representa nenhum risco para o desenvolvimento do feto. O útero, que é o órgão responsável por abrigar o bebê durante a gestação, é muito resistente e protege o feto de impactos externos. O sexo na gestação deve ser evitado ou restrito quando a mulher apresenta sangramento vaginal, contrações uterinas ou placenta prévia. É importante que a gestante converse com o obstetra e siga as orientações médicas para garantir a segurança dela e do bebê.

Sexo na Gravidez não causa infecções no feto

A maioria das infecções não é transmitida ao bebê durante o sexo, pois o útero funciona como uma barreira de proteção para o feto. Além disso, a vagina possui uma flora bacteriana natural que ajuda a prevenir infecções.

No entanto, há algumas exceções em que o sexo pode aumentar o risco de infecção no feto, como quando a gestante tem herpes genital ativo, sífilis, HIV ou outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Nessas situações, o sexo deve ser evitado ou praticado com preservativo.

Algumas infecções, como a toxoplasmose, podem ser transmitidas através do contato com fezes de gatos ou com alimentos mal lavados. Por isso, é importante que a gestante tome cuidados básicos de higiene e evite o contato com possíveis fontes de infecção.

Sexo na Gravidez não causa ruptura da bolsa amniótica

Em geral, o sexo não causa a ruptura da bolsa amniótica. a menos que haja alguma complicação, como o descolamento prematuro da placenta. Em casos normais, o pênis não entra em contato com a bolsa amniótica e a penetração não afeta a integridade da membrana. A ruptura prematura da bolsa amniótica normalmente ocorre devido a uma infecção ou inflamação, e não por causa de uma eventual pressão do pênis sobre ela. De todo modo, o casal deve tomar devidas precauções durante o sexo, como evitar posições que possam colocar pressão sobre a barriga da gestante e usar preservativos em caso de relações sexuais com penetração.

Sexo na Gravidez não causa trabalho de parto prematuro

O orgasmo feminino pode desencadear contrações uterinas, mas elas não são suficientes para causar o trabalho de parto prematuro. No entanto, é importante que a gestante evite posições que possam causar desconforto ou dor.

Sexo na Gravidez pode ser benéfico para a gestante

Fisiologicamente, a relação sexual estimula a produção de endorfinas, o que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de promover uma sensação de bem-estar. Além disso, o orgasmo feminino aumenta a circulação sanguínea e pode melhorar a qualidade do sono.

Emocionalmente, o sexo pode ajudar a fortalecer o vínculo emocional entre o casal e promover uma sensação de intimidade e conexão. Para a mulher grávida, que pode estar passando por mudanças significativas no corpo e na vida, sentir-se amada e desejada pode ser um conforto importante.

No entanto, é importante lembrar que cada gravidez é única e que nem todas as mulheres se sentem confortáveis ​​com a ideia de ter relações sexuais durante esse período. É sempre importante conversar com o médico e com o parceiro para garantir que qualquer atividade sexual seja segura e agradável para todos.

LEIA TAMBÉM:

Síndrome de Pica: Quando comer coisas estranhas é um transtorno

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *