Wenderson Galeno
Comportamento

Quem é Galeno, o jogador de dupla nacionalidade que escolheu o Brasil

Wenderson Galeno é um atacante do Porto, em Portugal, que foi convocada para a Seleção Brasileira pelo técnico Dorival Júnior, para substituir Gabriel Martinelli, cortado por lesão.

Galeno ainda tem dupla nacionalidade e poderia defender a seleção de Portugal mas decidiu jogar pelo Brasil.

“Não vou mudar minha opinião. Sempre foi meu sonho desde criança representar meu país, meu Brasil. Foi o que conversei com o professor (Dorival). Antes mesmo dele me ligar, eu já tinha essa visão de representar o meu Brasil e não vou mudar. Vou dar meu máximo para representar essa camisa e pode ter certeza que serei mais um para ajudar a conquistar muitas coisas aqui na seleção. Estarei aqui para representar meu país e podem ter certeza que vou dar meu máximo”, disse, em entrevista coletiva na quarta-feira (20).

“Minha ficha até hoje não caiu. Não acredito ainda que estou aqui, cercado por esses grandes jogadores da seleção. Tive aquela reação de chorar ali com a minha família, mas estou muito feliz de estar aqui nesse momento com os grandes jogadores que estão aqui. Quanto ao trote, ainda não fiz, mas é mais fácil jogar uma Copa do Mundo do que enfrentar esse trote (risos)”, completou.

Regras da Fifa para dupla nacionalidade

Pelas regras da Figa, um jogador pode defender outro país mesmo que já tenha jogado nas categorias de base de sua nação de origem (até o sub-21), desde que já possua a cidadania do país que deseja defender no futebol profissional.

Os atletas podem mudar de nacionalidade desde que tenham jogado três partidas ou menos pelo time principal e com menos de 21 anos.

São necessários três anos entre a última partida pela ‘antiga’ seleção e a ‘nova’.

Esses três jogos não podem ter acontecido em Copas do Mundo ou campeonatos continentais, como a Copa América.

Os jogadores não podem trocar de nacionalidade caso tenham representado um país em qualquer tipo de futebol.

Convocações para Seleções

Em 2022, Galeno foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, para a disputa de amistosos contra a Coreia do Sul e o Japão. No entanto, não chegou a atuar. Em 2023, recebeu a convocação para a Seleção de Portugal, mas também não entrou em campo.

Quem é Wenderson Galeno?

Nascido no Maranhão, Wenderson Rodrigues do Nascimento Galeno tem 26 anos. Sua versatilidade, velocidade e capacidade de finalização o colocam como um dos atacantes mais promissores do continente europeu.

Na temporada, 2022-2023, Galeno fez 15 gols e deu seis assistências. Na atual, até o momento, são 13 gols e 11 assistências.

O desempenho do atacante na Champions League contribuiu para Tite convocá-lo. Em seis jogos até aqui, ele fez cinco gols e deu três assistências.

Características de Jogo

Galeno é um atacante veloz, habilidoso e com bom poder de finalização. É canhoto, mas atua com desenvoltura pelos dois lados do campo. Destaca-se pela capacidade de drible, cruzamento e finalização. É um jogador intenso e aguerrido, que se dedica tanto na fase ofensiva quanto na defensiva.

Origens e Início da Carreira

Nascido em 22 de outubro de 1997, em Barra do Corda, no Maranhão, Galeno começou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Trindade, de Goiás, em 2013. Aos 17 anos, foi para o **Grêmio Anápolis**, onde se destacou e chamou a atenção do futebol português.

Trajetória em Portugal

Em 2016, Galeno chegou ao Porto, mas logo foi emprestado ao Portimonense para ganhar experiência. Na equipe algarvia, disputou a Segunda Liga e marcou cinco gols em 32 jogos. Na temporada seguinte, foi emprestado ao Rio Ave, onde se destacou na Primeira Liga, com sete gols e seis assistências em 34 partidas.

Em 2019, Galeno foi vendido ao Braga, onde se consolidou como um dos principais jogadores da equipe. Em duas temporadas, disputou 115 jogos, marcou 24 gols e deu 23 assistências. Conquistou a Taça de Portugal em 2020-21 e foi eleito o melhor jogador da final.

Suas atuações de destaque no Braga chamaram a atenção do Porto, que o contratou em julho de 2021. Na equipe azul e branca, Galeno se tornou titular absoluto e peça fundamental no esquema do técnico Sérgio Conceição.

Estatísticas

Porto: 74 jogos, 17 gols e 14 assistências (2021-presente)

Braga: 115 jogos, 24 gols e 23 assistências (2019-2021)

Rio Ave: 34 jogos, 7 gols e 6 assistências (2017-2018)

Portimonense: 32 jogos, 5 gols (2016-2017)

Título:

Taça de Portugal: 2020-21 (Braga)

Curiosidades:

* Em 2023, Galeno foi eleito para a seleção ideal da Primeira Liga pela revista “Kicker”.

* É um jogador muito querido pela torcida do Porto, que o apelidou de “Flash”.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *