MSC Natasha XIII 366 metros
Economia

Porto de Santos recebe maior cargueiro de sua história

O maior navio cargueiro a operar no Porto de Santos deve atracar nesta quinta-feira (01), no cais da Brasil Terminal Portuário (BTP), por volta das 13h.

O MSC Natasha XIII, primeiro navio com 366 metros de comprimento a atracar no cais santista.Construída em 2018, a embarcação tem capacidade para transportar até 14,4 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés) em uma única viagem e 1050 tomadas para contêineres refrigerados.

A embarcação quebra o recorde estabelecido em outubro de 2022, quando o porto de Santos recebeu o CMA CGM Vela, navio com 347 metros e capacidade para 11 mil TEUs.Após a escala em Santos, o navio MSC Natasha XIII seguirá viagem para a Ásia.

Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, a chegada de navios de 366 metros é uma conquista da APS – marcando a celebração dos 132 anos do Porto de Santos -, do Ministério de Portos e Aeroportos e de toda comunidade portuária: “O Porto de Santos comprova que está entre os melhores do mundo e o Governo Federal está empenhado em melhorar a infraestrutura com obras importantes, como a dragagem de aprofundamento e manutenção, a melhoria e ampliação das perimetrais, a construção do túnel Santos-Guarujá, a implantação da pera ferroviária e tantas outras. Dou os parabéns à MSC pelos esforços para chegarmos a este momento histórico, bem como à BTP, que preparou seu terminal com muita eficiência para receber essa nova classe de navios. O Brasil e o mundo ganham com esta conquista”, afirmou Pomini.

Para a MSC, é motivo de orgulho fazer parte deste importante marco. “A MSC celebra a primeira escala de um navio de 366 metros no Porto de Santos e reconhece o esforço conjunto de todos que atuaram para tornar este momento possível. A atracação do MSC Natasha XIII é fruto de estudos que tiveram início em 2016, pela Autoridade Portuária de Santos, e contou com diversas simulações da Praticagem, além de grande suporte da Autoridade Marítima. Com esta escala histórica, a MSC reitera o compromisso em ofertar capacidade de transporte para impulsionar o crescimento do comércio exterior brasileiro, apoiando o desenvolvimento da logística nacional com sustentabilidade econômica e eficiência energética”.

A BTP destaca a infraestrutura do complexo portuário santista. “A BTP aguardava, com muita expectativa, a chegada inaugural do navio de 366 metros ao maior porto do hemisfério sul. O terminal já estava preparado para receber essa nova classe de navios e conta com uma infraestrutura equivalente aos melhores portos do mundo e um time altamente qualificado, focado em operações com índices eficientes de produtividade e segurança”.

Você pode gostar também

Mais em:Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *