Desenvolvimento

Porto de Santos bate “recorde dos recordes” em movimentação de cargas

O Porto de Santos bateu o recorde de movimentação de cargas em um único mês. Em julho, fora 17 milhões de toneladas. Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), os dados indicam retomada da corrida das exportações após anúncio pelos EUA das tarifas de 50% impostas aos produtos brasileiros.

“Este movimento pode ser um dos fatores que favoreceram o recorde”, avalia o diretor-presidente da APS, Anderson Pomini. Segundo ele, houve nos últimos dias intenso movimento de navios sendo carregados e seguindo rumo à Europa e aos Estados Unidos.

Houve aumento de 10% no embarque de granéis sólidos (grãos diversos), com 900 mil toneladas em julho; de 4% de contêineres, com 200 mil toneladas no mesmo mês; 9% de carga solta, com 85 mil toneladas. Há ainda a expectativa de um resultado de 10% dos granéis líquidos (combustíveis, solventes etc), ainda não contabilizados.

“Este dado confirma o que já tínhamos afirmado na primeira quinzena do mês, de que havia um aumento expressivo dos embarques no Porto”, explica o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. “São dados preliminares, mas este ‘recorde dos recordes’ demonstra a importância de Santos em momentos decisivos da história, como este”, completa Pomini.

A estatística precisa ainda está em levantamento, uma vez que o Porto de Santos é o maior parque portuário da América Latina, com mais de 50 terminais, e eles têm um prazo para enviar os seus dados para a APS. Entretanto, o acompanhamento da operação portuária confirma o recorde de movimentação.

“É um recorde absoluto que atesta a resiliência e a eficiência do Porto de Santos. Mesmo com crises externas e fechamento do canal devido a condições climáticas, houve crescimento sem gerar qualquer ocorrência nas vias de acesso ao longo de todo o mês de julho”, completa Pomini.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *