Desenvolvimento

Porto de Santos bate mais recorde de movimentação de cargas

O Porto de Santos registrou em setembro o melhor desempenho de movimentação de cargas para o mês, além de um novo recorde para o acumulado dos três primeiros trimestres do ano. De acordo com estatísticas da *Autoridade Portuária de Santos (APS), foram movimentadas 16,5 milhões de toneladas no mês e 138,7 milhões de toneladas no período de janeiro a setembro.

A movimentação de contêineres foi um dos principais destaques. O setor também alcançou recordes, com um aumento de 6,6% em setembro, totalizando mais de 515,7 mil TEU (unidade equivalente a vinte pés). No acumulado do ano, o crescimento foi de 7,8% em relação a 2024, atingindo 4,37 milhões de TEU.

O presidente da APS, Anderson Pomini, celebrou os resultados, ressaltando a importância do porto: “Este novo registro de recorde no Porto de Santos, que é o principal equipamento logístico do Brasil, apenas confirma a necessidade de olhar o futuro; por isso a APS está trabalhando na ampliação da Poligonal, no aprofundamento do canal de navegação, no arrendamento do Tecon 10, nas perimetrais e no túnel Santos-Guarujá, dentre outras iniciativas”.


Destaque para a Soja e Cargas de Maior Volume

Apesar da queda na movimentação de granéis sólidos vegetais, o Porto de Santos, reconhecido por sua característica multiuso, conseguiu bater novos recordes. Em setembro, as cargas com maior movimentação foram:

  • Açúcar: 2,85 milhões de toneladas
  • Milho: 2,61 milhões de toneladas
  • Complexo Soja (grãos e farelo): 2,05 milhões de toneladas

Em comparação com setembro de 2024, apenas a soja registrou crescimento expressivo de 81,6%. O açúcar e o milho apresentaram queda, de 4,9% e 21%, respectivamente. Ainda assim, o aumento total de movimentação em setembro foi de 3,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

No acumulado do ano (janeiro a setembro), o aumento total foi mais modesto, de 0,9%, em comparação com os nove primeiros meses de 2024. A carga que mais contribuiu para este resultado foi o complexo soja, que cresceu *9,9% e totalizou 38,82 milhões de toneladas.

Outras cargas relevantes no acumulado do ano registraram recuo:

  • Açúcar: 17,09 milhões de toneladas
  • Milho: 7,6 milhões de toneladas
  • Adubo: 5,62 milhões de toneladas

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *