Política

Pesquisa Badra para Prefeitura de Santos indica empate técnico entre Rosana Valle e Rogério Santos

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Badra para a Prefeitura de Santos indica empate técnico entre a deputada federal Rosana Valle (PL) e o prefeito Rogério Santos (Republicanos), com ligeira vantagem numérica para Rosana.

Rosana Valle aparece com 34,9% das intenções de voto, enquanto Rogério Santos tem 32,4%. A diferença de 2,5% está dentro da margem de erro da pesquisa (2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos).
Em terceiro lugar, aparece a vereadora Telma de Souza (PT), com 14%.

O instituto ouviu 1.060 eleitores santistas, entre 25 e 28 de junho, obedecendo as estratificações populacionais (idade, sexo, domicílio etc) indicadas pelo Censo do IBGE.

Outros cenários
Este é o cenário mais provável da disputa eleitoral de Santos em 2024. No entanto, o Badra apurou outros cenários, com a presença do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Nesta hipótese, Paulo Alexandre, que já foi prefeito de Santos (2013-2020), aparece na liderança, com 45% das intenções de voto; Rosana Valle em segundo, com 32,2%; e Telma de Souza em terceiro, com 12,4%.

Na pesquisa espontânea (quando o entrevistado indica o candidato de sua preferência sem receber opções): Rosana Valle aparece em primeiro lugar, com 12,5%; Paulo Alexandre em segundo, com 9,4%; Rogério Santos, com 7,8%; Telma de Souza, com 4,3%.

A pesquisa incluiu, em vários cenários, a vereadora Débora Camilo (PSOL), mas ela já anunciou que vai disputar a reeleição e declarou seu apoio a candidata de Telma de Souza para prefeita.
Outro aspecto a ser considerado é que alguns cenários incluem Paulo Alexandre Barbosa e Rogério Santos na disputa, mas é extremamente improvável já que ambos fazem parte do mesmo grupo político. Ou seja, apenas um dos dois será candidato.

Segundo turno
A pesquisa mostra empate técnico também na disputa do segundo turno, com vantagem numérica para Rosana: ela aparece com 41,9% e Rogério com 38,3%.

Rejeição

A vereadora Telma de Souza (PT) é a mais rejeitada pelos entrevistados: 25,6% responderam que não votam nela de jeito nenhum; Rosana Valle (PL) é a segunda mais rejeitada, com 14,5%; em seguida aparecem Débora Camilo (PSOL), com 11,8%, Paulo Alexandre (PSDB), com 10,9%; o menos rejeitado é o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), com 10,5%.

Vereadores

O Instituto Badra também revelou os nomes mais lembrados na disputa para vereador de Santos. Confira:

Você pode gostar também

Mais em:Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *