Política

Pesquisa Badra indica reeleição de Rogério Santos na disputa pela Prefeitura de Santos

O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), seria reeleito em uma disputa no segundo turno contra a deputada federal Rosana Valle (PL). É o que revela a mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Badra, ouvindo 1.060 eleitores, entre os dias 23 e 26 de agosto.

Segundo o levantamento, Rogério Santos tem 38,7% dos votos e Rosana Valle, 34,1%. Do total, 10,1% responderam que não vão votar em ninguém, votarão branco ou anular.

Considerando apenas os votos válidos, o atual prefeito teria 52,5% dos votos.

Primeiro Turno

Na disputa do primeiro turno, o Badra apurou um empate técnico entre Rosana Valle e Rogério Santos, com ligeira vantagem numérica para a parlamentar: ela tem 35,2% da preferência e Rogério Santos 32,1%.

Em terceiro lugar aparece a ex-prefeita e atual vereadora Telma de Souza (PT), com 11,9%. Nando Pinheiro (Avante) possui 0,9% das preferências. Do total, 12,6% se declaram indecisos. Brancos, nulos e ninguém somam 7,2%.

Na pesquisa espontânea (quando não são apresentadas opções ao eleitor), Rosana Valle foi citada por13,7% dos entrevistados, Rogério Santos por 11,8%, Em seguida aparecem a Telma de Souza (3,7%), Paulo Alexandre Barbosa (0,7%), Thiago Papa (0,2%), Augusto Duarte (0,2%) e Nando Pinheiro (0,1%). Não souberam dizer, 67,8%; e ninguém, branco e nulo, 1,9%.

Migração de votos

O instituto de pesquisas também identificou como irá se comportar o eleitor de Telma de Souza em um eventual segundo turno entre Rosana e Rogério. Dos eleitores da petista, 35% responderam que votariam no atual prefeito e 20%, na deputada federal.

O levantamento do instituto Badra ouviu 1.060 eleitores em diferentes pontos de fluxo das três zonas eleitorais da cidade (118ª, 272ª e 273ª), seguindo a proporção quantitativa em relação ao total do eleitorado. Isso vale para outras variáveis como gênero, faixa etária, escolaridade e renda. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada junto a Justiça Eleitoral, sob o número SP 03648/2024.

Rejeição

Telma de Souza é a candidata mais rejeitada: 32,7% dos eleitores responderam que não votariam nela “de jeito nenhum”. Em segunda lugar neste item aparece Rosana Valle, com 16,5%. Rogério Santos é rejeitado por 9,6% e Nando Pinheiro, 8,5%.

Desafio Badra

Desde terça-feira (27), o instituto Badra iniciou uma nova rodada de pesquisa em Santos, desta feita com o objeto de ouvir (amostra) 5.000 moradores-eleitores do município. O trabalho se estende até o próximo sábado, dia 31. Do ponto de vista técnico e metodológico, a tendência é que não haja grande diferença entre o resultado da pesquisa divulgada hoje e o da que será divulgada no domingo, já que o método é mesmo, apenas a amostra sendo maior.

“A Badra tem uma inquietude natural, aliás, como o eleitor padrão. A gente sabe que uma amostra com 1.000 elementos já é suficiente para representar bem a opinião do conjunto dos eleitores. Mas propusemos a nós mesmos esse desafio, já na sequência, para testar e identificar se uma amostra ampliada produz ou não resultados diferentes. Em uma eleição tão apertada como essa de Santos, com cenário de empate técnico, é até possível que haja alteração na ordem em que os candidatos aparecem, mas dificilmente fora da margem de erro. Domingo vamos saber”, explica o jornalista Maurício Juvenal, analista de dados.

Você pode gostar também

Mais em:Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *