Patan, cidade artística
Viagem

Patan, uma cidade artística no Vale de Katmandu

Apesar de estar bem próxima da capital nepalesa (fica a cinco quilômetros de Katmandu), a cidade de Patan preserva sua cultura centenária, com suas ruas repletas de construções antigas, onde artesãos trabalham da mesma maneira como seus antepassados. Os atelieres de escultores de madeira ou metal também funcionam como lojas destes artigos, caracterizados pela beleza e esmero com o qual são feitos.

Patan possui 55 grandes templos, 136 mosteiros budistas e seus artesãos são conhecidos por suas obras de metal fino. A cidade celebra inúmeros festivais hindus e budistas, como o Rato Machhendranath Jatra e a exibição dos Dipanker Buddhas.

Patan se orgulha de produzir grandes pintores thangka e pauba, cujas obras são exportadas para muitos países. Essas pinturas podem ser vistas nos pequenos becos da cidade. A arte ainda floresce nesta cidade de artesãos de Newar, que tradicionalmente fornecem artesanato de metal para mosteiros budistas em todo o país. A população é predominantemente newar, cujas castas geralmente determinam se são hindus ou budistas.

LEIA TAMBÉM:

Katmandu, uma cidade rica em diversidade

Swayambhu simboliza harmonia entre budistas e hindus

Pashupatinath transborda devoção e simbolismos

Os olhos de Buda que tudo veem em Boudhanath

Patan Durbar Square (em tradução livre, algo como Praça do Palácio de Patan), é considerada um Patrimônio Mundial pela Unesco. Ela abriga o antigo palácio real e uma série de templos, que chamam a atenção pelo primor de suas linhas arquitetônicas e técnica construtiva.

No interior do palácio, fica o Museu Patan, que possui uma bela coleção de artesanato em metal, esculturas em madeira e um precioso trono da era Malla.

Na Praça Durbar fica o belo templo de Krishna, construído inteiramente de pedra — é considerado o santuário de Krishna mais importante do vale. Do outro lado da praça há muitos restaurantes e cafés, alguns com vistas da cobertura.

Outro local interessante é o Mahaboudha, um templo de estilo shikara com mil imagens do Buda.

Você pode gostar também

Mais em:Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *