Neofobia Alimentar: O que é e como lidar com ela
ComportamentoSaúde

Neofobia Alimentar: O que é e como lidar com ela

A neofobia alimentar é um medo persistente de experimentar novos alimentos ou desconhecidos, e pode ter consequências significativas para a saúde e o bem-estar. Este distúrbio alimentar pode afetar tanto crianças como adultos e pode limitar a variedade de alimentos que uma pessoa consome, levando a deficiências nutricionais.

O que é Neofobia Alimentar

A neofobia alimentar é um medo de alimentos novos ou desconhecidos. É mais comum em crianças pequenas, mas também pode afetar adultos. A neofobia alimentar é diferente da seletividade alimentar, que é quando uma pessoa tem preferências alimentares muito específicas, mas não necessariamente tem medo de novos alimentos.

A neofobia alimentar pode ser um grande desafio para os pais e cuidadores de crianças, já que pode levar a uma alimentação pobre e desequilibrada. É importante entender as causas e sintomas da neofobia alimentar para poder lidar com ela de forma eficaz.

Segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), estudos feitos aqui no Brasil e nos EUA, mostram que, para que se aceite que uma criança rejeita determinado tipo de alimento, é necessário oferecer esse alimento entre 10 (aqui) e 17 vezes (EUA). “Não se deve desistir após uma ou outra tentativa. Aguarda-se um tempo e volta-se a oferecer o mesmo alimento, tentando em formas e consistências diferentes”, afirma o pediatra Moises Chencinski.

Uma semente para transtornos alimentares

A neofobia alimentar pode acabar sendo um motivo para o aparecimento de transtornos alimentares como anorexia, bulimia. Estas doenças podem ser potencializadas por comportamentos inadequados na hora das refeições, a médio e longo prazo.

Quando, por algum motivo, uma criança (ou até mesmo um adulto) é coagida a realizar algo que não deseja ou não gosta, ela reage de forma intensa e certas questões podem deixar marcas futuras. O ato de forçar uma criança a se alimentar pode transformar o momento das refeições em um trauma, onde a família se reúne para comer, mas também interage, conversa e alimenta suas emoções.

Se a criança continua a crescer e ganhar peso dentro de sua curva de crescimento, os pais podem ficar tranquilos. Por outro lado, se a falta de apetite estiver acompanhada de uma real interrupção no crescimento, o pediatra deve investigar a situação e prescrever os medicamentos necessários.

Causas da Neofobia Alimentar

Não há uma única causa conhecida da neofobia alimentar, mas é provável que seja uma combinação de fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Algumas possíveis causas incluem:

Hereditariedade: estudos sugerem que a neofobia alimentar pode ser hereditária, ou seja, pode ser passada dos pais para as crianças.

Experiências negativas com alimentos: uma experiência negativa com um alimento pode levar a uma aversão permanente a esse alimento. Isso pode acontecer se a criança se sentir mal depois de comer um determinado alimento, ou se associar o alimento a uma experiência traumática.

Ansiedade ou transtornos alimentares: a neofobia alimentar pode ser um sintoma de ansiedade ou transtornos alimentares, como anorexia ou bulimia.

Sintomas da Neofobia Alimentar

Os sintomas da neofobia alimentar podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

• Recusa em experimentar novos alimentos

• Medo ou aversão a alimentos desconhecidos

• Preferência por alimentos familiares ou seguros

• Alimentação pobre e desequilibrada

• Dificuldade em socializar em eventos que envolvem comida

Como lidar com a Neofobia Alimentar

Se o seu filho ou dependente sofre de neofobia alimentar, existem várias estratégias que você pode utilizar para ajudá-lo a superar essa condição:

• Expor a criança a novos alimentos gradualmente: comece com pequenas quantidades de alimentos novos e aumente gradualmente. É importante não forçar a criança a comer algo que ela não quer.

• Torne a hora da refeição agradável: torne a hora da refeição um momento agradável e positivo, sem pressão ou estresse.

• Faça a comida parecer divertida: tente apresentar a comida de uma forma criativa e divertida, como cortando as frutas em formas diferentes ou fazendo pratos coloridos.

• Envolver a criança na preparação da comida: permita que a criança ajude na preparação da comida, como misturar ingredientes ou escolher frutas e legumes na loja.

• Estabeleça um ambiente positivo em torno da comida: evite comentários negativos sobre a comida ou a aparência física da criança. Em vez disso, elogie a criança por experimentar novos alimentos.

• Ofereça uma variedade de alimentos: tente oferecer uma variedade de alimentos para que a criança possa experimentar e descobrir seus gostos e desgostos.

• Considere buscar ajuda profissional: em casos graves de neofobia alimentar, pode ser necessário buscar ajuda profissional de um nutricionista ou terapeuta especializado em distúrbios alimentares.

Como se desenvolve a neofobia alimentar?

neofobia alimentar

A neofobia alimentar pode ser causada por várias razões, como experiências negativas com alimentos no passado, falta de exposição a diferentes tipos de alimentos, influência dos pais ou medo de experimentar novas texturas e sabores.

Como identificar a neofobia alimentar?

Algumas das principais características da neofobia alimentar incluem evitar novos alimentos, recusar-se a comer em ambientes sociais, escolher alimentos que são conhecidos e familiares e ser excessivamente cauteloso em relação à segurança alimentar.

Como lidar com a neofobia alimentar em crianças?

A neofobia alimentar é comum em crianças, mas pode ser superada com algumas estratégias simples. Alguns métodos eficazes incluem:

  1. Expor as crianças a novos alimentos de forma gradual e positiva;

2. Envolver as crianças no processo de escolha e preparação de alimentos;

3. Não forçar as crianças a experimentar novos alimentos;

4. Não recompensar ou punir as crianças com alimentos.

LEIA TAMBÉM:

Nootrópicos – o que são e como funcionam. Confira 13 nootrópicos naturais

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *