Desenvolvimento

Movimentação de contêineres no Porto de Santos bate novo recorde

O Porto de Santos registrou um novo recorde mensal de movimentação de contêineres em julho, marcando o segundo mês consecutivo de alta. Segundo dados da Autoridade Portuária de Santos (APS), foram movimentados 534,7 mil TEU (medida padrão para contêineres), um aumento de 8,5% em relação a julho de 2024. No acumulado do ano, o crescimento é de 7,9%, totalizando 3,3 milhões de TEU nos primeiros sete meses de 2025.
O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou a resiliência do porto e a eficácia de iniciativas de aumento de capacidade, mencionando o crescimento contínuo por 21 meses. Ele atribuiu o bom resultado tanto ao aumento das exportações, impulsionado por novas tarifas dos Estados Unidos, quanto à eficiência operacional do complexo portuário.

Crescimento
Para sustentar o crescimento, a APS está implementando diversas ações, como a expansão da Poligonal, o aprofundamento do canal de navegação para 16 metros e o leilão do terminal Tecon 10. A construção do túnel Santos-Guarujá, que integrará as duas margens, também é vista como um fator essencial para a melhoria operacional.
Além da movimentação de contêineres, o porto registrou o melhor mês de sua história em volume total de cargas, com 17,4 milhões de toneladas movimentadas em julho, um crescimento de 6,1% em comparação com as 16,4 milhões de toneladas do mesmo período em 2024. O número de atracações também subiu, de 477 para 499.

Destaques
Entre as cargas, o complexo soja (grãos e farelo) se sobressaiu com 4,6 milhões de toneladas embarcadas, um crescimento expressivo de 39,3%. A celulose também teve alta significativa de 26,5%, totalizando 836 mil toneladas, enquanto o óleo combustível cresceu 12,4%, atingindo 290 mil toneladas.
No que diz respeito aos desembarques, houve um aumento de 1,4% em julho, com 4,5 milhões de toneladas. No acumulado de 2025, o total de cargas movimentadas no porto atingiu 105,7 milhões de toneladas, uma variação positiva de 0,1%.
A participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira subiu de 28,6% em julho de 2024 para 30% no mesmo período em 2025. A China continua sendo o principal parceiro comercial, respondendo por 30,3% das transações, e o Estado de São Paulo se mantém como a principal origem das operações, com 51,4% de participação.

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