Santos

Modernizado, restaurante-escola no Valongo reabre valorizando formação de jovens

Projeto vitorioso iniciado em 2012, o Restaurante-Escola Estação Bistrô reabre ao público na próxima terça-feira (21), com uma série de modernizações. Localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, o espaço retorna com a cozinha totalmente reformulada após um investimento de R$ 700 mil do Projeto de Capacitação Profissional em Alimentos e Bebidas (PetroChef), desenvolvido com recursos da Petrobras.

O objetivo central do restaurante-escola é a formação de jovens em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho em gastronomia e serviços. O local funciona como um laboratório que une formação técnica e prática profissional, sendo também uma das opções gastronômicas mais frequentadas do Centro Histórico.

Impacto Social e Estrutura de Ponta

Durante o evento de reinauguração, realizado nesta sexta-feira (17), o prefeito Rogério Santos destacou a relevância social e simbólica do projeto. “O Estação Bistrô representa o que Santos tem de melhor, união entre poder público, universidade e iniciativa privada em prol da inclusão. Aqui, o jovem aprende uma profissão, ganha confiança e tem a chance de transformar a própria história”, declarou o prefeito.

Rogério Santos fez questão de dar a palavra ao ex-prefeito João Paulo Tavares Papa, pois foi na gestão dele que o restaurante-escola foi viabilizado. Papa destacou os resultados obtidos e também para a importância de projetos de revitalização do Centro Histórico.

“Quando inauguramos o Estação-Bistrô, este prédio aqui em frente era um monte de escombros e hoje é o Museu Pelé. Daqui um tempo, voltaremos aqui e aqueles armazéns degradados no Valongo não existirão mais e no lugar teremos um grande centro de turismo e entretenimento”, afirmou.

O secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa, ressaltou a importância do restaurante para o turismo e a valorização da culinária local: “O Valongo é um bairro histórico que está se revitalizando, e o Estação Bistrô é parte viva deste processo. Além de capacitar jovens, movimenta o turismo e fortalece a economia criativa da região”.

Parceira da Prefeitura no projeto, a Unisantos também reforçou seu compromisso social. Seu reitor, Marcos Medina Leite, afirmou que “a Unisantos acredita que educação é transformação. Projetos como o Estação Bistrô demonstram que é possível unir conhecimento acadêmico, responsabilidade social e oportunidades reais de emprego para nossos jovens”. O reitor ainda ressaltou a excelência da nova estrutura, dizendo que o local conta com equipamentos que a grande maioria dos restaurantes de Santos não possuem.

Formação e Inclusão Ampliadas

Desde sua criação em 2012, o Restaurante-Escola Estação Bistrô é referência em gastronomia, hospitalidade e formação cidadã, tendo formado mais de 500 alunos. O projeto foi um dos 34 selecionados em todo o País (entre 357 propostas) no edital do Programa Petrobras Socioambiental.

Com a nova estrutura modernizada, o Bistrô retoma as atividades de ensino e atendimento ao público. A atual turma iniciou em setembro de 2025 e segue até 2 de dezembro de 2027. A nova parceria com o PetroChef prevê contemplar mais de 60 turmas nos seguintes cursos: Qualificação em serviços de alimentos e bebidas; Formação de ajudante de cozinha; Formação de cozinheiro profissional; Formação de cozinheiro para coletividade; Capacitação em higiene e manipulação de alimentos para ambulantes e Aceleradora de Empreendedorismo em alimentos e bebidas.

Os estudantes, além de terem acesso gratuito aos cursos, recebem bolsa-auxílio durante a formação. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia e Inovação em Gastronomia e Nutrição da Unisantos (Vila Mathias); no Estação Bistrô e na Capela Nossa Senhora Aparecida (Saboó).

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *