Jardim da orla de Santos
Santos

Jardim da orla, o grande cartão-postal de Santos

Com 5.335m de extensão, entre o parque público do Emissário Submarino e a Ponta da Praia, os jardins da orla abrangem uma área de 218,8 mil metros quadrados – o que lhe conferiu o título de Maior Jardim à Beira Mar do Mundo, incluído no livro Guiness de Recordes, em 2002.

jardim da orla de santos

O jardim da orla possui cerca de 1.300 canteiros, floreiras e vasos de plantas, com mais de 70 espécies ornamentais. Entre elas, lírios da paz, biris, dracenas, pingos de ouro, paulistinhas, margaridas brancas e amarelas, crinuns brancos e coleus.

As espécies são do tipo perene, mais resistentes ao clima da região, que apresenta umidade, salinidade e vento. Há ainda 1.800 árvores de vários portes, como palmeiras, cicas e os chapéus-de-sol.

Esta rica flora atrai aves de várias espécies, algumas endêmicas, que constroem ninhos e ali vivem, e outras que usam o jardim para se alimentar ou como ponto de descanso nos voos, inclusive para fora do continente.

Estátua de Saturnino de Brito no jardim da orla de Santos

Monumentos

Os jardins da orla de Santos contam com 38 monumentos, entre estátuas, bustos, placas comemorativas e conjuntos escultóricos, que lembram personagens e momentos marcantes da história da cidade, do Brasil e do mundo.

Do José Menino, bairro que faz divisa com o município de São Vicente, até a Ponta da Praia, é possível conhecer importantes vultos da história, como Saturnino de Brito (o criador do projeto de saneamento da cidade, que inclui os canais); Alberto Santos Dumont, o pai da aviação; o padre jesuíta José de Anchieta e Cristóvão Colombo, descobridor da América.

Homenagens

Há também homenagens aos imigrantes japoneses, ao Almirante Tamandaré (Patrono da Marinha brasileira), os poetas Vicente de Carvalho e Martins Fontes, o samaritano João Octávio dos Santos (que doou terreno para a construção de uma escola para crianças carentes, que leva o nome de sua mãe, Escolástica Rosa) e O Pneu Furou, uma escultura feita pelo artista plástico Ricca.

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *