Herpes Zoster no olho
Saúde

Herpes Zoster no olho: causas, sintomas e tratamentos

O Herpes Zoster no olho é uma doença que afeta o nervo da face, principalmente a região ao redor dos olhos. Conheça as causas, sintomas e tratamentos desta doença e como preveni-la.

De acordo com o Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) do Ministério da Saúde, houve um aumento de 57% no número de diagnósticos de herpes zoster desde o início da pandemia de covid-19 até dezembro de 2022.  Neste período, o número de infecções causadas pela cepa passou de 10,6 mil para 16,7 mil casos.

O que é Herpes Zoster Oftálmico?

O Herpes Zoster Oftálmico é uma infecção viral causada pelo vírus da varicela-zoster, o mesmo vírus que causa a catapora. O vírus permanece inativo no sistema nervoso durante anos após a catapora, e pode ser reativado posteriormente, causando o Herpes Zoster.

Quando o vírus afeta o nervo trigêmeo, que é responsável pela sensibilidade facial, pode causar o Herpes Zoster Oftálmico. Esta doença pode afetar a córnea, causando lesões e até mesmo perda de visão, por isso é importante procurar tratamento imediatamente após o diagnóstico.

Herpes Zoster no olho: causas, sintomas e tratamentos
Herpes Zoster no olho: causas, sintomas e tratamentos

Sintomas de Herpes Zoster no olho

Os sintomas do Herpes Zoster Oftálmico podem incluir dor de cabeça, febre, fadiga e sensação de queimação ou coceira na região ao redor dos olhos. Além disso, a pele pode ficar vermelha, inchada e dolorida. Em alguns casos, podem surgir bolhas ou lesões na pele.

Se a doença afetar a córnea, os sintomas podem incluir olhos vermelhos, lacrimejamento, fotofobia e visão turva ou reduzida. Caso esteja enfrentando algum desses sintomas, procure imediatamente um médico especialista.

Tratamentos

O tratamento do Herpes Zoster Oftálmico é feito com medicamentos antivirais, que ajudam a combater o vírus e a diminuir a intensidade dos sintomas. Em alguns casos, medicamentos analgésicos também podem ser prescritos para aliviar a dor.

É importante seguir todas as orientações do médico e realizar um acompanhamento regular durante o tratamento. Caso a doença afete a córnea, o tratamento pode incluir o uso de colírios e outras medidas para proteger a visão.

Prevenção

A melhor forma de prevenir o Herpes Zoster Oftálmico é manter uma boa higiene pessoal e evitar o contato com pessoas infectadas pelo vírus. Além disso, pessoas que tiveram catapora devem tomar cuidados especiais para evitar a reativação do vírus.

Outra forma de prevenção é a vacinação contra a doença. A vacina contra o Herpes Zoster está disponível no Brasil e é recomendada para pessoas com mais de 50 anos de idade. Consulte um médico especialista para saber mais sobre a vacinação.

LEIA TAMBÉM:

Nootrópicos – o que são e como funcionam. Confira 13 nootrópicos naturais

Você pode gostar também

Mais em:Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *