Folie à Deux: o transtorno psiquiátrico de Coringa 2
Folie à Deux: o transtorno psiquiátrico de Coringa 2
ComportamentoSaúde

Folie à Deux: o transtorno psiquiátrico de Coringa 2

Folie à Deux é um transtorno psiquiátrico raro no qual duas pessoas próximas compartilham a mesma ilusão ou delírio. Este distúrbio estará em “Joker: Folie à Deux”, sequência do filme protagonizado por Joaquin Phoenix. “Coringa 2”, também terá a cantora e atriz Lady Gaga, interpretando Harley Quinn (Arlequina). No Brasil, o filme, que tem estreia prevista para 4 de outubro de 2024, deverá ter o título de “Coringa: Loucura a Dois”.

O transtorno psiquiátrico Folie à Deux, também conhecido como síndrome compartilhada ou psicose induzida, é um distúrbio mental raro que afeta duas pessoas próximas que compartilham a mesma ilusão ou delírio.

Nesta síndrome, ocorre a transferência de delírios psicóticos de uma pessoa doente, o psicótico primário, para uma pessoa aparentemente saudável, o sujeito secundário.

Essa transferência acontece com mais frequência em mulheres, de uma pessoa mais velha para uma mais nova (de mãe para filha, por exemplo).

Na maior parte dos casos, os delírios no sujeito secundário desaparecem quando ele se separa do sujeito primário.

Embora a condição tenha sido identificada há mais de um século, ainda é pouco compreendida e muitas vezes confundida com outras doenças mentais.

“Coringa 2” tem tudo para ser um sucesso: o primeiro filme arrecadou mais de US$ 1 bilhão e rendeu o Oscar de melhor ator para Joaquin Phoenix.

Sintomas do Transtorno Psiquiátrico Folie à Deux:

Os sintomas do transtorno psiquiátrico Folie à Deux podem variar de leves a graves, dependendo da gravidade do delírio compartilhado. Algumas das características mais comuns incluem:

• Compartilhamento de crenças delirantes entre duas pessoas próximas

• Manifestações de sintomas psicóticos, como alucinações ou delírios, em ambas as pessoas envolvidas

• Isolamento social e recusa em interagir com outras pessoas

• Ansiedade e paranoia intensas

• Comportamento violento ou agressivo em casos graves

• Causas do Transtorno Psiquiátrico Folie à Deux:

• As causas exatas do transtorno psiquiátrico Folie à Deux ainda não são claras, embora acredita-se que fatores genéticos, ambientais e psicológicos podem desempenhar um papel.

Causas potenciais do distúrbio:

• Histórico familiar de transtornos psiquiátricos

• Exposição a eventos traumáticos ou estressores ambientais

• Problemas de relacionamento ou de co-dependência entre as duas pessoas envolvidas

• Desequilíbrios químicos no cérebro, como baixos níveis de dopamina ou serotonina

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito por um psicólogo ou psiquiatra, que irá analisar a relação entre os dois pacientes — a avaliação pode ser conjunta e individual.

Tratamentos do Transtorno Psiquiátrico:

• O tratamento para o transtorno psiquiátrico Folie à Deux pode variar dependendo da gravidade dos sintomas e da duração do delírio compartilhado. Alguns dos métodos mais comuns incluem:

• Psicoterapia individual ou em grupo para ajudar a identificar e lidar com a origem do delírio compartilhado

• Medicamentos psicotrópicos, como antipsicóticos ou antidepressivos, para ajudar a aliviar os sintomas

• Internação hospitalar em casos graves ou perigosos

• Terapia familiar ou casal para ajudar a lidar com problemas de relacionamento subjacentes

Casos Notáveis de Folie à Deux:

Existem muitos casos notáveis de transtorno de psiquiátrico Folie à Deux, que oferecem insights valiosos sobre a natureza da condição e suas implicações para a saúde mental. Algumas dessas histórias incluem:

Caso das irmãs Papin: Em 1933, as irmãs Christine e Léa Papin foram condenadas pelo assassinato brutal de suas patroas em Le Mans, França. Posteriormente, foi descoberto que as irmãs sofriam de Folie à Deux e acredita-se que compartilharam a mesma delusão de que suas patroas estavam conspirando para prejudicá-las.

Caso das irmãs Gibbons: June e Jennifer Gibbons eram duas irmãs gêmeas que cresceram em Gales na década de 1960. Elas foram diagnosticadas com Folie à Deux e passaram grande parte de suas vidas em isolamento, se comunicando apenas entre si. Infelizmente, Jennifer morreu repentinamente em 1993, o que causou grande impacto em June.

Caso da mãe e filho alemães: Em 2007, um caso de Folie à Deux foi relatado na Alemanha, envolvendo uma mãe e seu filho de 30 anos. Eles acreditavam que estavam sendo perseguidos por espiões e, eventualmente, foram presos após tentar incendiar um prédio.

O que causa o transtorno psiquiátrico Folie à Deux?

Folie à Deux: o transtorno psiquiátrico de Coringa 2

A causa exata do Folie à Deux ainda não é clara, mas acredita-se que fatores genéticos, ambientais e psicológicos possam desempenhar um papel. Também conhecido como síndrome compartilhada ou psicose induzida, este distúrbio mental raro afeta duas pessoas próximas que compartilham a mesma ilusão ou delírio.

Quais são os sintomas do Folie à Deux?

Os sintomas podem incluir delírios compartilhados, manifestações de sintomas psicóticos, isolamento social e comportamento agressivo. Nesta síndrome, ocorre a transferência de delírios psicóticos de uma pessoa doente, o psicótico primário, para uma pessoa aparentemente saudável, o sujeito secundário. Na maior parte dos casos, os delírios no sujeito secundário desaparecem quando ele se separa do sujeito primário.

Como é tratado o Folie à Deux?

Folie à Deux: o transtorno psiquiátrico de Coringa 2

O tratamento pode incluir psicoterapia, medicamentos psicotrópicos e terapia familiar ou de casal.

Perguntas Frequentes:

LEIA TAMBÉM:

Como identificar um psicopata com a análise da escrita

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *