DesenvolvimentoSantos

Feira Criativa marca os 5 anos do projeto Feito em Santos

Para marcar os cinco anos do projeto Feito em Santos, foi realizada uma feira de empreendedores na Casa da Frontaria Azulejada. A celebração, iniciada na sexta-feira (23), trouxe ao Centro Histórico de Santos não só uma programação cultural diversificada, mas também o reconhecimento do impacto do programa na vida de milhares de empreendedores locais.

Lançado em 2020, no auge da pandemia da covid-19, o Feito em Santos nasceu como um perfil nas redes sociais para apoiar pequenos produtores criativos da cidade. Com o tempo, cresceu e se consolidou como política pública de referência nacional. Em cinco anos, foram mais de 150 feiras realizadas, 6 mil empreendedores impactados e cerca de R$ 4 milhões movimentados na economia local.

Na cerimônia de abertura, autoridades e representantes de instituições parceiras como Sebrae, Esamc e Unisantos marcaram presença. O prefeito Rogério Santos lembrou a origem do programa como resposta a uma crise: “O Feito em Santos nasceu num tempo em que o mundo parecia parado, mas nossa cidade não podia parar. A criatividade dos nossos empreendedores mostrou que havia luz, e esse projeto cresceu como símbolo dessa força”.

A secretária de Comunicação e Economia Criativa, Selley Storino, reforçou a missão do projeto. “Mais do que um evento, é um projeto da Cidade. É política pública que capacita, dá visibilidade e gera oportunidades reais. Desde sua origem, foi pensado para acolher e impulsionar os criadores santistas”, afirmou.

Atualmente, o programa conta com 980 empreendedores diretamente beneficiados e mais de 10 mil vagas de capacitação oferecidas desde 2020. Além das feiras, há iniciativas como o Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos e o Primeiros Passos, além da loja colaborativa instalada na Casa do Artesão.

Presente no evento, a empreendedora Thais Oglouyan, da Bonne Quiche, falou emocionada sobre o programa: “Me sinto super-acolhida. Todo empreendedor precisa de ajuda, não conseguimos crescer sozinhos. E o programa contribui para esse processo de evolução, de crescimento. É família. É gratidão”.

O músico João Romualdo, que participa do projeto desde a primeira edição, também expressou seu entusiasmo: “A curadoria do Feito em Santos valoriza o trabalho de quem cria. Já são cinco anos, mas parece só o começo. Ainda tem muito show e muita coisa boa vindo por aí”.

Para André Falchi, diretor do Departamento de Inovação e Economia Criativa, o impacto do projeto vai além da economia. “Cada história de sucesso aqui representa uma transformação de vida. É isso que nos move, ver a criatividade virar oportunidade”.

A feira comemorativa segue durante o fim de semana, com 40 expositores e atrações culturais gratuitas. No sábado (24) e domingo (25), das 11h às 18h, o público poderá conferir trabalhos nas áreas de artesanato, arte, moda, gastronomia e muito mais. Entre as atrações, contação de histórias com Carol Porto, oficinas infantis com Cristina Atanes e shows de Lucas Degaspari, João Romualdo e Ton Cremon.

Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do programa no Instagram: @feitoemsantos.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *