Desenvolvimento

Dicas com o controle de gasolina para empresas

Além das medidas tradicionais, como a escolha de uma frota de veículos adequada às tarefas da empresa e a manutenção periódica de cada veículo, o controle de gasolina para as empresas depende em grande parte de contar com ferramentas especializadas para gerenciamento de combustível.

Para o efeito, é útil recorrer a soluções empresariais que, para além de lhe permitirem limitar o consumo das suas frotas, simplificam a verificação desta despesa através de uma fatura única. 

Referimo-nos a sistemas de controle de combustível ou vouchers de gasolina. Neste artigo vamos falar sobre como eles funcionam, as vantagens de usá-los e outras medidas que você pode tomar para otimizar seu investimento em combustível.

Sistemas de controle de combustível

São soluções que auxiliam as empresas a controlar, gerenciar e administrar o consumo de combustível de suas frotas por meio de carteiras eletrônicas autorizadas pelo SAT independente de sua atividade econômica. Os benefícios desses sistemas incluem o seguinte:

  • Poupança evitando o desvio de recursos.
  • Simplificação da sua contabilidade.
  • Redução dos encargos administrativos.
  • Operações de frota mais ágeis.

Consumo correto em frotas

No México, o preço da gasolina atingiu um máximo histórico em agosto de 2021. Devido a esta situação e a vantagens como as mencionadas acima, recomenda-se a utilização de sistemas que permitam medir o combustível consumido e racioná-lo em cada uma das rotas utilizadas na frota de veículos.

Um sistema de controle de combustível implica uma melhor gestão dos recursos destinados à gasolina e, portanto, qualquer empresa pode reduzir seus gastos.

Mas além disso, existem outras ações que o ajudarão a manter níveis adequados de consumo de combustível em relação às rotas realizadas por sua frota. Para fazer isso, tenha em mente o seguinte:

Conheça seus veículos

Tanto no que tem a ver com suas capacidades de consumo, quanto no tipo de tecnologia que utilizam. Isso permitirá definir mais estrategicamente qual usar para cada rota ou finalidade, bem como o tipo de combustível adequado para elas.

Assim, por exemplo, se for detectada uma avaria ou congestionamento rodoviário ao longo do percurso, identificar qual o veículo da sua frota que está a gerar mais consumo irá ajudá-lo a responder melhor a este tipo de eventualidade enviando um veículo que gere menos gastos.

Planeje estrategicamente

Projete suas rotas com a ajuda de tecnologia especializada. Para isso, você pode usar plataformas como o Circuit, que usa as condições atuais de tráfego e dados de mapas para planejar rotas mais rápidas e seguras, ou softwares que resolvem o planejamento diário em segundos.

Treine seus motoristas

Isso com o objetivo de que realizem práticas responsáveis ​​por hábito e tenham um uso eficiente de combustível. Para isso, o ideal é treiná-los e conscientizá-los sobre a importância de evitar dirigir em alta velocidade e frear bruscamente, dirigir no horário de pico e cair em engarrafamentos, ultrapassar os limites de velocidade nas rodovias (o que pode aumentar o gasto de combustível) ou não respeitando as rotas estabelecidas.

Tenha em atenção que uma percentagem significativa do custo operacional de uma frota é devido à compra de combustível uma vez que, em grande medida, as perdas de gasóleo ou gasolina têm sido associadas a uma má gestão por parte dos operadores.

Equipe suas unidades de transporte

Além de prestar atenção ao estado dos pneus, é aconselhável instalar limitadores de velocidade e dispositivos que desliguem o motor em paradas longas. Essas medidas tornarão suas operações mais eficientes.

Confie em um sistema de telemática

Esses sistemas permitem conhecer e avaliar o comportamento do motorista em tempo real. Ou seja, saber se as rotas estão sendo respeitadas, se está dirigindo em velocidade adequada, qual foi o consumo de combustível e se existem falhas mecânicas que estão afetando a eficiência dos veículos. Isso permitirá que você conheça seu sistema de transporte e tome as melhores estratégias para tornar o consumo desse recurso mais eficiente.

Recorra a soluções de controle de gasolina para empresas

Uma boa alternativa é a que existe a disposição são vales, através de vouchers de gasolina que lhe permitirão controlar as despesas de transporte da sua empresa, obtendo uma dedutibilidade de 100% e a garantia de aceitação em todo o país como benefício para a tranquilidade de seus colaboradores.

O acesso a este último é possível desde que os postos de abastecimento tenham um terminal bancário. Dessa forma, os motoristas evitam o risco de carregar dinheiro ou ter que cobrir o custo do combustível que usam para trabalhar do próprio bolso.

Coworking como solução para área administrativa

Uma solução que as empresas e startups têm adotado para as áreas administrativas é a utilização de escritórios de coworking. Isso faz com que cada colaborador possa trabalhar perto de suas residências, além de promover a interação e aumentar a produtividade.Um exemplo disso é o Coworking Ribeirao Preto, que abriga 29 empresas em sua sede.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *