coronavirus
Conversa DuraCoronavírus

‘Delay’ entre epidemia em outros países e no Brasil ajuda a combater novo coronavírus

Há um aspecto que pode ser positivo para o combate ao novo coronavírus no Brasil: o intervalo de tempo entre a explosão de casos na China e na Itália e o aumento do número de casos em nosso país.

Segundo o médico Miguel Naveira, este “delay” permitiu que os profissionais de saúde do Brasil tivessem mais tempo para se prepararem para combater a doença e também aprenderam com as estratégias de sucesso adotadas na Itália, na China e na Coreia do Sul.

“Todos os que estão estudando o avanço da pandemia dizem que a curva que mostra o aumento no número de casos é exponencial, o que precisamos e tomar medidas para achatar essa curva. A única forma é a prevenção”, afirmou Naveira, que é especializado em Medicina Ortomolecular.

“Temos que aprender com os erros e acertos dos outros países. Estamos a 21 dias depois da Itália e três meses depois da China. Vemos o que eles acertaram, o que erraram, no que a Coreia do Sul acertou. Os nossos profissionais da saúde estão sabendo lidar muito bem com isso. Creio que vamos equilibrar esta epidemia.

Naveira reforçou também a importância do isolamento social para conter o avanço da doença e pediu calma para os idosos que precisam se vacinar contra a gripe influenza. “Não é necessário todos os idosos correrem até as unidades de saúde para se vacinarem. “As filas estão enormes, se forem todos de uma vez, evidentemente faltará vacina. Não há necessidade. Vai ter para todos”, tranquiliza. “Da mesma forma no mercado, se a pessoa for comprar tudo, vai faltar para seu vizinho.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *