Curta Santos 2023 tem 34 filmes, oficinas e bate-papos
Santos

Curta Santos 2023 tem 34 filmes, oficinas e bate-papos

O Curta Santos 2023 acontece entre os dias 15 e 19 de novembro, se consolidando como um dos principais festivais de cinema do Brasil.

Além das exibições de filmes, a programação do Curta Santos inclui oficinas formativas, bate-papos e eventos que promovem e divulgam a produção cinematográfica atual, tanto regionalmente, quanto em âmbito nacional.

Este ano o festival contará com três mostras oficiais – duas regionais (Olhar Caiçara e Videoclipe Caiçara) e uma nacional (Olhar Brasilis). Serão selecionadas 12 obras e 10 videoclipes para as mostras regionais Olhar Caiçara e Videoclipe Caiçara, além de 12 obras para a mostra nacional “Olhar Brasilis”.

A escolha das obras a serem contempladas pela premiação das três mostras se dará por meio de uma comissão julgadora. Ao todo, 34 obras serão exibidas nas mostras oficiais desta edição, além de outras que comporão mostras especiais. O 21º Curta Santos premiará com o Troféu Maurice Lègeard as categorias ‘Curta-Metragem’, ‘Direção’, ‘Roteiro’, ‘Ator’, ‘Atriz’, ‘Fotografia’ e ‘Montagem’ na mostra Olhar Caiçara; as categorias ‘Curta-Metragem’ e ‘Direção’ da mostra Olhar Brasilis; e a categoria ‘Videoclipe’ na mostra Videoclipe Caiçara. Os curtas-metragens inscritos devem ter até 20 minutos de duração e os videoclipes, uma música.

Curta Santos 2023

O 21º Curta Santos será realizado de 15 a 19 de novembro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, ocupando salas de exibição e espaços públicos da cidade, além de conteúdo simultâneo no canal do festival no Youtube (youtube.com/festivalcurtasantos).

O Curta Santos surgiu em 2022, de uma despretensiosa conversa entre o escritor José Roberto Torero e a atriz Bete Mendes sobre os caminhos do audiovisual no litoral paulista. A ideia ganhou grande impulso graças ao entusiasmo e abnegação dos produtores culturais Toninho Dantas e Ricardo Vasconcelos, que tiveram o apoio de Zita Carvalhosa, que na época dirigia o Festival Internacional de Curtas de São Paulo.

Toninho Dantas, pai do Curta Santos

Toninho Dantas, pai do Curta Santos

Grande parte do sucesso do Curta Santos se deve ao empenho de Toninho Dantas, que se definia como um “agitador cultural”.

Filho de imigrantes nordestinos, nascido em Vicente de Carvalho, Toninho Dantas cursou a Escola de Arte Dramática na USP, trabalhou nas TVs Gazeta e Record. Além de participar de vários espetáculos teatrais, integrou o Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e fez cinema na famosa Boca de Lixo Paulista e na TV, onde atuou com diretores como Adhemar Guerra, Cacá Rosset, Augusto César Vanucci, Silney Siqueira, entre outros.

Toninho também chegou a atuar na direção de espetáculos teatrais e quando foi celebrado os 200 anos da morte de Tiradentes, levou às ruas de Santos mais de 100 atores, que caminharam cantando, do Gonzaga a Concha Acústica.

Em Santos, ele foi o responsável pela produção de duas edições do Festival de Música Popular Brasileira (Festhamar), foi coordenador durante cinco edições do Festival Santista de Teatro Amador (Festa) e dirigiu os sete primeiros festivais do Curta Santos.

LEIA TAMBÉM:

Buchecha, Christian Malheiros e Paula Lima estão em festival que destaca a Arte Preta

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *