Despertar o hábito da leitura entre crianças
Comportamento

Como despertar o hábito da leitura entre crianças

Despertar o hábito da leitura entre crianças é uma tarefa desafiadora em tempos de internet e seus cativantes conteúdos multimídia, principalmente vídeos. No entanto, é possível que pais e educadores utilizem algumas técnicas para fazer com que os jovens se transformem em leitores.

Formar leitores é um processo de longo prazo, que deve ser feito com carinho e paciência. Os especialistas lembram que, assim como em diversos outros temas, as crianças aprendem a partir de exemplos. Assim, se os pais possuem o hábito da leitura e incentivam esta prática, tudo fica muito mais fácil.

Para que o hábito da leitura entre crianças seja consolidado, é preciso que ele seja prazeroso, não apenas porque a leitura obrigatória para o estudo. Nem todas as crianças têm o mesmo grau de maturidade ou interesses. Assim, é preciso definir quais obras são as mais atraentes para cada uma delas. Procure saber por quais tipos de histórias ela mais se interessa, apresente livros de estilos diferentes, participe ativamente e compartilhe opiniões.

Doe órgãos - avise sua família

Existem diversas estratégias de sucesso para despertar o hábito da leitura entre crianças:

Leia para crianças

O fascínio pelo universo da leitura deve comentar antes mesmo da alfabetização das crianças. Elas gostam de ouvir histórias lidas por outras pessoas, quando o assunto as cativa. A leitura em voz alta implica em transmitir as imagens da história e a emoção da pessoa que lê. A leitura em voz alta de um livro desperta a imaginação, transporta a criança para a narrativa, estimula a sua criatividade. No entanto, é preciso que a parta da criança o interesse em ouvir a leitura, não uma obrigação. Caso contrário, o resultado será o inverso e a criança terá resistência ao mundo dos livros.

Os primeiros livros

Assim que a criança dá os primeiros passos como leitora, é preciso que ela vá gradativamente avançando no universo dos livros. É aconselhável dar ao pequeno leitor livros simples e curtos. As crianças que são resistentes à leitura costumam contar as páginas de um livro e desanimam ao pensar que a leitura pode lhes tomar muito tempo. Os livros ilustrados ajudam muito a atrair o interesse imediato da criança.

Livros com pouco texto, de preferência com letras grandes, e uma grande quantidade de ilustrações são ideais para que as crianças se iniciem na leitura. Geralmente, as crianças preferem livros com poucas narrativas e muitos diálogos. Nesse sentido, os livros de aventura, em que há muita ação, são mais adequados. Algumas histórias de detetives são também muito indicadas porque se parecem com alguns programas de televisão familiares à criança.

Torne a leitura um momento prazeroso para todos

O momento de leitura pode ir muito além daquele tempo em que o livro está sendo lido. Aproveite para inventar uma brincadeira a partir da história lida, por exemplo. Transforme a leitura em um hábito, assim como escovar os dentes após as refeições. O livro pode ser um ótimo companheiro nos minutinhos após o almoço ou antes de dormir.

Bibliotecas e feiras de livros

As bibliotecas desempenham um papel importante no interesse das crianças pela leitura. Em alguns países, as bibliotecas têm grandes seções dedicadas a literatura infantil, com móveis especialmente desenhados e estantes com altura adequada, permitindo que as crianças escolham livremente o livro que desejam.

É importante que as crianças saibam para que serve uma biblioteca e, se possível, que estejam inscritas numa biblioteca próxima de casa.

Com as livrarias acontece algo parecido. Existem muito poucas dedicadas à literatura infantil e as grandes livrarias, muito frequentadas pelos adultos, têm uma seção muito pequena dedicada às crianças, ou simplesmente não têm nenhuma.

As visitas a feiras de livros motiva a criança a estabelecer uma boa relação com os livros, que será mantida durante toda a sua vida. Oficinas e palestras costumam ser atrações especiais nesse tipo de feira que também expõem os catálogos completos das editoras que publicam livros infantis e das novidades editoriais neste campo.

É impossível comprar todos livros que as crianças querem, mas é possível ensinar-lhes a escolher quais são os mais importantes e interessantes.

Ajude a criança a formar a própria biblioteca

É uma boa idéia estimular as crianças a formarem suas próprias bibliotecas – que podem ser compartilhadas com seus irmãos e amigos – e a colaborar, sempre que possível, com a biblioteca da escola. Comentar uma determinada leitura com outras crianças pode ser uma atividade interessante, da qual podem surgir novos interesses que levem, por sua vez, a novas leituras.

Alguns pais acham positivo ler os mesmos livros que seus filhos e comentá-los com eles. Isso não apenas estimula a criança a ler, como também estimula a comunicação entre pais e filhos.

Variedade de leituras

Devemos nos lembrar que não existem apenas livros de literatura. É importante que a criança conheça, desde pequena, a variedade de gêneros disponíveis. Alguns livros de história para crianças (sobre os egípcios, os gregos e os romanos, por exemplo) podem ser muito didáticos – se elaborados com parágrafos curtos e muito bem ilustrados. O mesmo acontece com alguns livros sobre ciência, que incluem experiências ou atividades. Esse tipo de leitura pode despertar o interesse das crianças por assuntos antes desconhecidos e que podem ser aproveitados na escola.

Alguns livros de histórias sugerem aos pais atividades para serem desenvolvidas com os filhos quando terminar a leitura.

Pode-se, por exemplo, fazer um passeio no qual a criança anote as formas que vê e as cores da natureza. Pode vir uma receita típica de algum país, alguma experiência científica simples etc. Tudo isso motivará a criança a ler mais, para depois dedicar-se às atividades relacionadas com as experiências que fez.

Como você se sentiu?

Animado
0
Feliz
0
Amei
0
Não sei
0
Bobo
0

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *