cachorro no calor
Comportamento

Cachorro no calor: dicas para manter seu amigo peludo fresquinho

Assim como os humanos, os animais sofrem os efeitos das altas temperaturas no verão. É preciso ter atenção redobrada com seu cachorro no calor. Confira dicas para manter seu amigo peludo fresquinho.

Com a chegada do calor intenso, é fundamental que os tutores de animais de estimação redobrem a atenção e os cuidados com seus companheiros peludos.

Os animais também podem sofrer com as altas temperaturas, e é responsabilidade dos donos garantir o bem-estar deles. Aqui estão algumas dicas essenciais oferecidas pela veterinária Karina Mussolino, da rede de lojas Petz, e por Dora Awad, fundadora do Os Nossos, plataforma de serviços para pets.

Hidratação constante

Assim como os humanos, os animais precisam se manter hidratados para combater o calor. Certifique-se de que seu animal tenha água fresca e limpa disponível o tempo todo, mas atenção que a água não pode ficar exposta ao sol.Se estiver passeando com seu pet, leve uma garrafa de água e um recipiente para que ele possa se hidratar durante o passeio.

Passeios nos horários certos

Os horários entre 10h e 16h são quentes demais para passeios. Evite essas horas para proteger as patinhas do seu amigo do calor do asfalto. Opte por horários mais frescos, garantindo um passeio agradável para ambos.

Cachorro no calor: não deixe o animal no carro

Nunca deixe seu animal de estimação dentro de um carro estacionado, mesmo que por um curto período de tempo. A temperatura interna do veículo pode subir rapidamente, colocando a vida do do seu pet em risco. Se precisar sair do carro, leve seu animal junto ou deixe-o em casa.

Cachorro no Calor -tosa

Tosa Consciente

Tosar o peludo pode ajudar a refrescá-lo, mas cuidado para não exagerar e expor sua pele aos raios solares. Evite tosar raças com subpelo, pois isso pode remover sua camada de proteção natural.

Evite a Insolação: Conheça a Hipertermia

Sabia que cachorros também podem ter insolação? Isso ocorre quando a temperatura corporal ultrapassa os 41ºC, o que pode levar a falência de órgãos e até mesmo ao óbito. Fique atento aos sinais, como respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados e desorientação. Se notar algo errado, corra para o veterinário!

Cachorro no calor: ambiente fresco e arejado

Nada de deixar seu amigo de quatro patas em locais abafados! Evite deixá-lo no carro ou em espaços sem circulação de ar. Isso reduz o risco de hipertermia e garante que ele fique confortável.

Sombra e água fresca sempre

Acessórios essenciais: sombra e água fresca! Mantenha as janelas abertas para proporcionar um ambiente fresco. Se estiver na praia, não esqueça do guarda-sol para seu amigão. Além disso, experimente os colchões climatizados que ajudam a refrescar o corpo do pet.

Evite passeios nos horários mais quentes

O chão quente pode queimar as patas do seu animal de estimação. Evite passear nos horários mais quentes do dia, optando por manhãs e noites, quando a temperatura é mais amena. Antes de sair, teste o pavimento com a parte de trás da sua mão. Se estiver muito quente para você, estará muito quente para as patas do seu pet.

Cachorro no Calor -banho

Cachorro no calor: banhos Refrescantes

Aproveite os banhos refrescantes para dar uma aliviada no calor do seu peludo. Use um spray de água fresca para um efeito instantâneo. Lembre-se de secá-lo bem para evitar problemas de umidade.

Cuidado com os golpes de calor

Animais, especialmente cães, podem sofrer com golpes de calor. Fique atento aos sinais de superaquecimento, como respiração rápida, gengivas e língua mais escuras que o normal e fraqueza. Se notar algum desses sintomas, leve imediatamente seu pet para um local mais fresco e consulte um veterinário.

Ofereça sombra

Se seu animal de estimação fica ao ar livre, certifique-se de que ele tenha acesso a áreas sombreadas. Providencie abrigos como casinhas ou uma área coberta para que ele possa se proteger do sol intenso.

Cuidados especiais para cães específicos

Cães idosos, filhotes, obesos e braquicefálicos precisam de atenção redobrada. Eles têm mais dificuldade em lidar com o calor, então observe sinais de cansaço e respiração ofegante.

Vacinas em dia

Com o aumento do contato entre os pets no verão, é crucial manter as vacinas em dia para prevenir doenças. A Dra. Karina destaca o risco de leptospirose, transmitida pela urina de ratos. Fique atento e vacine seu amigão!

Proteção Contra Parasitas

Pulgas e carrapatos são incômodos e podem transmitir doenças. Use produtos antipulgas e anticarrapatos, especialmente se estiver em regiões litorâneas. Ah, e não se esqueça do repelente para mosquitos!

LEIA TAMBÉM:

Expo Gatos em Santos apresenta 19 raças exóticas

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *