Desenvolvimento

Movimentação de contêineres no Porto de Santos cresce 11,6% e bate recorde histórico

O Porto de Santos registrou o melhor mês da série histórica em movimentação de contêineres no último mês de outubro. De acordo com os dados divulgados pela Gerência de Inteligência e Estatística da Autoridade Portuária de Santos (APS), o complexo portuário atingiu a marca de 550,8 mil TEU (unidade padrão de contêineres), o que representa um crescimento de 11,6% em comparação com outubro de 2024.
A movimentação total de cargas também apresentou alta, saltando 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume total de embarques e desembarques somou 16,7 milhões de toneladas, configurando o segundo melhor resultado na série histórica, ficando atrás apenas de julho de 2025, quando foram movimentadas 17,4 milhões de toneladas.
O desempenho recorde impulsionou a participação do Porto de Santos na corrente comercial brasileira, que alcançou 29,6%, superando os 29% registrados em outubro de 2024.
O crescimento foi impulsionado, em grande parte, pelos segmentos de granéis sólidos (10,3%), carga geral conteinerizada (15,4%) e carga geral solta (5,5%). Entre os embarques, o destaque ficou para o aumento nas exportações de soja (94,9%), carnes (5,6%), açúcar (3,5%) e celulose (2,6%).
Acumulado Anual Também Apresenta Marcas Históricas
O balanço acumulado do ano, de janeiro a outubro, também aponta para resultados recordes. A movimentação de contêineres registrou um crescimento de 8,2%, totalizando 4,9 milhões de TEU. Já a movimentação total de cargas no período cresceu 1,7%, alcançando 155,5 milhões de toneladas.
O diretor de Administração e Finanças, Júlio Cezar Alves de Oliveira, atribuiu os resultados a uma estratégia de gestão. “Estamos colhendo os frutos de uma gestão focada em resultados, com investimentos recordes do setor público e de atores privados. Os números nos dão confiança para avançar em projetos estruturantes, como o megaterminal STS10 e o aprofundamento do canal de navegação”, avaliou o presidente interino.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *