Desenvolvimento

Porto de Santos se consolida como líder da América Latina em movimentação de contêineres

O Porto de Santos alcançou um marco histórico ao se tornar o maior da América Latina em movimentação de contêineres, conforme o prestigiado ranking da Lloyd’s List. O complexo portuário subiu seis posições na classificação mundial, passando do 43º para o 37º lugar, e superou concorrentes de peso como o Porto de Colón, no Canal do Panamá, além de gigantes internacionais como Valência (Espanha), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Pireu (Grécia) e Dalian (China).

Os dados da pesquisa se referem a 2024, ano em que o porto santista movimentou 5,4 milhões de TEUs (medida padrão de um contêiner de 20 pés), o que representa um crescimento de 14,7% em relação a 2023, quando foram movimentados 4,7 milhões de TEUs.

“O Porto de Santos já era o maior complexo portuário da América Latina. Agora a liderança se confirma em relação aos contêineres, consolidando o complexo como uma referência internacional de eficiência e gestão”, afirmou o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS). Anderson Pomini. Ele destacou ainda que a tendência de crescimento deve continuar com a implementação do Tecon 10, que, segundo ele, aumentará a capacidade de contêineres do porto em 50%.

Crescimento contínuo

A tendência de alta se mantém em 2025. Em julho, a movimentação de contêineres no Porto de Santos atingiu um novo recorde histórico, com 534,6 mil TEUs, um aumento de 8,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, o volume chegou a 3,3 milhões de TEUs, 7,9% a mais que nos sete primeiros meses de 2024.

O crescimento não se restringe aos contêineres. Julho de 2025 também registrou o melhor mês da história do porto em movimentação de cargas totais, com 17,4 milhões de toneladas, superando as 16,4 milhões de toneladas de julho de 2024.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *