Desenvolvimento

Terminal de passageiros de Santos abre perspectivas positivas para o setor

Os investimentos no terminal de passageiros e na infraestrutura de apoio consolidam o Porto de Santos como o principal porto de embarque de cruzeiros marítimos do Brasil e abre perspectivas extremamente positivas.

O Porto de Santos espera receber mais de 3 milhões de turistas entre dezembro de 2024 e março de 2025. Essa expectativa representa um crescimento de aproximadamente 8% em relação à temporada anterior.

Durante a temporada de cruzeiros de 2023/2024, o terminal marítimo de passageiros Giusfredo Santini (Concais) recebeu 15 embarcações, com cinco navios realizando embarques regulares na cidade, incluindo o MSC Grandiosa e o Costa Diadema. Essa movimentação resultou em aproximadamente 917 mil turistas passando por Santos, gerando um impacto econômico estimado em R$ 1 bilhão na região da Baixada Santista.
A temporada de cruzeiros e o aumento do turismo têm um impacto significativo na economia local. Estima-se a geração de até 20 mil postos de trabalho na região, abrangendo desde trabalhadores portuários até guias turísticos. Além disso, a arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) atingiu recordes, superando R$ 13,7 milhões em 2023.

Desenvolvimento Sustentável e Inovação
Santos tem se destacado na integração do turismo com a economia criativa. Projetos como o Verão Criativo, que promove feiras de economia criativa pela cidade, e a inauguração da Casa do Artesão, um novo ponto turístico e espaço para divulgação e venda de trabalhos artesanais, são exemplos dessa iniciativa. Além disso, a cidade está investindo na revitalização de pontos turísticos, como o Museu Pelé, e na exploração do legado de figuras históricas ligadas à cidade.

Programa Santos Destino Turístico Inteligente

Em setembro de 2023, Santos foi selecionada pelo governo federal como uma das dez cidades para participar de uma estratégia visando se transformar em referência mundial no turismo. A prefeitura oficializou o Programa Santos Destino Turístico Inteligente (DTI), com o objetivo de transformar a cidade em uma referência mundial até 2030. O programa foca em fomentar atividades turísticas por meio de soluções inovadoras, tecnológicas, sustentáveis e acessíveis, colaborando para o desenvolvimento socioeconômico e a qualidade de vida local .

Potencial do Termina de Passageiros de Santos

O potencial do terminal de passageiros de Santos foi destacado durante a realização da segunda edição do evento Cruise 360, organizado pela CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), no dia 15, no Parque Valongo, local onde será erguido um novo terminal de passageiros na cidade.

A iniciativa destacou a importância dos cruzeiros para a economia e o turismo nacional, abordando temas como sustentabilidade e inovação no setor. O município reforçou a sua posição estratégica para o crescimento da indústria de cruzeiros, impulsionando empregos e desenvolvimento regional. O encontro também serviu para aproximar o trade turístico e fomentar novas oportunidades de negócios, consolidando o Brasil e em especial, a cidade de Santos, como um destino cada vez mais atrativo para o turismo marítimo.

“É extremamente importante a realização deste evento para Santos e mais ainda aqui no Parque Valongo, onde será o nosso novo Terminal Marítimo de Passageiros. Vale ressaltar, que os navios de cruzeiros trazem impactos extremamente positivos para a nossa Cidade, impulsionando a economia local e criando diversos empregos. Isso movimenta não apenas o turismo, mas também muitos outros setores e serviços como transporte, comércio, alimentação, artesanato, entre outros”, declarou o secretário municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa.

O evento reuniu mais de 650 representantes de diversos órgãos ligados ao setor e agentes de turismo, promovendo uma capacitação completa, com ferramentas e estratégias para vender cruzeiros tanto nacionais quanto internacionais, promovendo a expansão da atividade marítima no Brasil. Segundo o presidente da CLIA no Brasil, Marco Ferraz, Santos é a capital da América do Sul dos navios de cruzeiros e é onde tem mais navios, leitos e itinerários.

“Como é um evento híbrido, tem que ter navio no porto, e em Santos têm quatro navios neste fim de semana. Por isso, os agentes puderam visitar os navios e treinar no Parque Valongo, onde será o nosso novo terminal marítimo de passageiros. Existe um simbolismo enorme nesse evento. Queremos fazer barulho e mostrar que o setor de cruzeiros é importante para nós, para o Brasil e para a cidade de Santos que é uma grande aliada nesse setor”, afirmou.

Durante o encontro, agentes de todo Brasil foram divididos em dois grupos: metade participou, no sábado (15), da imersão de conteúdo no Parque Valongo, com apresentações e palestras conduzidas por líderes da indústria, e a outra parte seguiu para explorar os navios Costa Diadema, Costa Pacifica , MSC Grandiosa e MSC Seaview. A bordo, os participantes fizeram visitas técnicas guiadas, desfrutaram de um almoço de networking, e uma apresentação especial de cada companhia.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *