Santos

Monitoramento em Santos ganha reforço de 1.500 câmeras de vídeo

Vias públicas e nas áreas internas e externas de unidades municipais vão receber mais 1.500 mais 1.500 câmeras de monitoramento integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura de Santos. Com a ampliação, o número de equipamentos passa de 1.763 câmeras para mais de 3.200.

“Este é um grande investimento para a qualidade de vida dos santistas e para a economia local, porque contribui na tomada de decisões estratégicas, mobilidade urbana e segurança, o que também é fundamental para a vinda de turistas à nossa cidade”, destacou o prefeito Rogério Santos, ao anunciar a medida, na segunda-feira (03/06)

As câmeras serão instaladas em avenidas, ruas, praças e nas áreas internas e externas de unidades municipais, como escolas e policlínicas, entre outras.

Para a expansão e modernização do parque de câmeras, a Prefeitura de Santos formalizou no mês de maio o maior contrato de tecnologia da história da Administração Municipal, no valor de R$ 35,9 milhões, após a realização de licitação pública. A empresa vencedora foi a Net Telecom.

Os recursos serão provenientes de financiamento internacional junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), dentro do programa Santos Mais – Macrodrenagem, Acessibilidade, Inovação e Sustentabilidade. O empréstimo foi aprovado pela instituição bancária em dezembro passado e pelo Governo Federal em maio, e agora vai para aprovação no Senado.

Nesta primeira etapa da instalação de câmeras, o Município vai aplicar R$ 5 milhões de recursos próprios, os quais serão ressarcidos posteriormente pelo banco após a assinatura do contrato.

MONITORAMENTO NAS ESCOLAS

Ao todo, estão previstas a colocação de 1.392 câmeras fixas e 108 do modelo PTZ (Pan-Tilt-Zoom) – que se movimentam horizontal e verticalmente e permitem a aproximação da imagem. Deste total, serão 1.192 câmeras que ficarão em áreas internas de 155 unidades municipais e 308 câmeras que serão colocadas em 133 pontos em ruas, avenidas e praças.

Em 2024, será priorizada a instalação de 357 câmeras em 45 escolas e outras unidades da Secretaria de Educação (Seduc), além da colocação dos equipamentos nas vias públicas em frente aos prédios escolares. Haverá ainda a colocação de 363 câmeras em 54 unidades da Saúde, 164 câmeras em 33 unidades de Desenvolvimento Social e 110 câmeras nos três cemitérios municipais, além de equipamentos nas vilas criativas, centros esportivos e outras unidades.

“A expectativa é de que 100% das escolas municipais passem a ser monitoradas por câmeras, cobertura que hoje está em torno de 60%, e que o mesmo ocorra em todas as unidades de saúde”, explicou o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz.

Prefeito Rogério Santos e secretário de Governo, Fábio Ferraz, detalham os investimentos

Já entre os espaços públicos que ganharão câmeras, estão o futuro Parque Valongo e vias de grande fluxo de veículos e pedestres, como as avenidas Senador Feijó, Senador Dantas, Rodrigues Alves, Rei Alberto I, Afonso Pena, Pedro Lessa, Epitácio Pessoa, Ana Costa, Conselheiro Nébias, Jornalista Paulo Matos, Nossa Senhora de Fátima, Pinheiro Machado (canal 1), Bernardino de Campos (canal 2), Washington Luís (canal 3), Siqueira Campos (canal 4), Almirante Cochrane (canal 5), Cel. Joaquim Montenegro (canal 6) e San Martin (canal 7).

Você pode gostar também

Mais em:Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *