ComportamentoSaúde

4 dicas para pés saudáveis ​​no cotidiano

Os pés saudáveis ​​são uma parte indispensável do corpo humano. Os pés trabalham muito duro durante toda a vida, eles ficam estressados ​​durante a prática de esportes, muitas vezes apertados. Você geralmente só presta atenção quando eles começam a doer.

Não é necessário ir tão longe se você cuidar e relaxar regularmente. Se você quiser fazer algo bom para os seus pés, para que eles o sustentem com segurança pela vida no futuro, você pode tomar várias medidas.

1. Bons sapatos são essenciais

Na maior parte do dia, os pés estão calçados. Portanto, eles devem ser de tamanho e ajuste adequados para que você possa tirar algo de seus tenis cano alto masculino e pés pelo maior tempo possível. 

Quando se trata de escolher sapatos, as mulheres em particular tendem a fazer concessões erradas em detrimento de seus pés, escolhendo modelos altos ou muito pequenos.

Os sapatos de saúde (Soft Works) são atualmente muito populares, uma vez que são ajustados de forma ideal para o formato do pé apropriado por especialistas e agora estão disponíveis em muitas variações da moda. Por exemplo, varejistas especializados oferecem uma grande seleção de calçados de saúde e conforto para mulheres e homens.

Para encontrar o calçado certo, é melhor experimentá-lo à tarde ou à noite, pois os seus pés ficarão mais largos durante o dia. No entanto, o sapato não deve ser muito grande ou muito pesado, pois coloca uma pressão adicional no pé devido à falta de suporte ou muito peso.

Materiais respiráveis ​​são preferíveis a outros tecidos, pois garantem um clima seco para os pés e direciona a umidade diretamente para o exterior. Isso reduz bactérias e odores no calçado, que muitas vezes podem ser o gatilho para o pé de atleta.

2. Pés bem tratados permanecem saudáveis

A limpeza diária com água e sabão também ajuda a minimizar o acúmulo de odores. Em seguida, você deve secar bem os pés e principalmente os espaços entre os dedos dos pés e pulverizá-los se necessário. 

Cortar as unhas dos pés é geralmente considerado uma tarefa árdua, mas também faz parte do cuidado adequado com os pés e evita que as unhas dos pés infeccionem. Então, os cremes de cuidados especiais ajudam a criar um ambiente saudável para os pés.

3. Andar descalço para a saúde

Se possível, tente correr descalço o máximo possível na vida cotidiana. Seja em casa, na praia ou em caminhos descalços especialmente criados. Isso apoia a circulação sanguínea nos pés e fortalece os músculos, tendões e ligamentos. Além disso, o risco de mal posicionamentos é reduzido e os pés podem se recuperar melhor.

4. Tratamento de massagem nos pés

Outra forma de aliviar e relaxar os pés pode ser uma massagem relaxante. Apenas alguns minutos por dia são suficientes para isso. Com um bom creme para os pés ou óleo para o corpo, os pés são mimados e a sua mobilidade é promovida.

Exercícios eficazes para casa

Aliás, para um efeito positivo não é necessariamente necessário comprar equipamentos caros ou fazer consultas regulares no estúdio de massagem. Com exercícios simples e um pouco de tempo, você pode treinar facilmente seus pés por conta própria.

  • Para aliviar as articulações, as articulações internas e externas são massageadas em círculo com as duas mãos;
  • Para soltar a sola, pegue no polegar e comece com uma massagem circular na ponta dos pés. Em seguida, você desce em linha reta até o calcanhar;
  • Ao passar o polegar e o indicador pelo calcanhar, você relaxa o tendão de Aquiles, tornando-o mais flexível;
  • Frequentemente, as panturrilhas podem ser acariciadas lentamente dos tornozelos até o joelho;
  • Não se esqueça dos dedos dos pés! Se você pegá-los individualmente com os dedos e puxá-los um pouco com cuidado, as juntas tornam-se mais flexíveis;
  • Se você tem uma pequena bola de espinhas, pode integrá-la especificamente ao treinamento dos pés: você rola sistematicamente cada sola do pé na bola por cerca de 5 minutos. Isso afrouxa a fáscia do pé e aumenta o salto.

Se seguir as dicas acima a sério e regularmente fizer algo bom para os seus pés, você pode prevenir doenças nos pés e malformações. No caso de dor persistente ou recorrente, no entanto, uma visita ao médico é fortemente recomendada.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *